Processo Seletivo de estudantes 2024/01: Aprovados em primeira chamada devem enviar documentos para a matrícula

Os candidatos aprovados na primeira chamada do Processo Seletivo de estudantes 2024/01 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) na seleção por prova ou sorteio já podem realizar a matrícula.

Para isso, devem encaminhar a documentação a partir desta quinta-feira, 04 de janeiro de 2024, até o dia 10, via sistema eletrônico. O link de acesso está disponível na capa do site ingresso.ifrs.edu.br, no menu superior (botão “Pré-matrícula”). Nesse período, os campi do IFRS dispõem de computadores para que os candidatos enviem a documentação (confira o endereço e horário de atendimento na listagem).

No site de ingresso há um vídeo tutorial para ajudar os candidatos a realizarem a matrícula. Para acessar o sistema de matrículas, é necessário ter usuário e senha do portal Gov.Br. Já a lista com os documentos necessários está disponível em “editais” no menu superior do site de ingresso. Na coluna “anexos”, clique no link “Documentos obrigatórios e formulários” para acessá-los.

✏️Dicas:

• Estar classificado em primeira chamada não significa já ser um estudante do IFRS. É preciso seguir todos os passos do Processo Seletivo de estudantes 2024/01, conforme os prazos estabelecidos no cronograma, para realmente efetivar a matrícula.
  • Se você foi aprovado na primeira chamada, reúna a documentação necessária: tire fotos ou gere PDFs legíveis e envie dentro do prazo, não deixe para a última hora.
  • Esteja atento: ao entrar no sistema eletrônico de matrículas é necessário realizar a marcação da presença, no botão específico para isso, antes mesmo de preencher os questionários e enviar a documentação.
  • Depois, no dia 24 de janeiro de 2024, confira se o seu nome está publicado no resultado preliminar das matrículas, que será divulgado no site ingresso.ifrs.edu.br.

✏️Sobre as cotas

Pretos e pardos – Candidatos aprovados em primeira chamada (Sorteio e prova) que se declararam pretos e pardos participarão, entre os dias  10 e 11 de janeiro, das comissões de heteroidentificação. Confira o horário e o local em que deverá comparecer, conforme divulgado nas listas de heteroidentificação (acesse, na capa do site de ingresso, o nome do seu campus e depois a forma de seleção em que está concorrendo, ou então confira pelo seu nome no buscador de resultados). No Campus Alvorada, as bancas serão no dia 10 de janeiro (em breve será divulgado).

Renda inferior – Os classificados em primeira chamada pela reserva de vagas para renda inferior a 1,5 salário mínimo deverão também enviar a documentação para análise de renda, no mesmo sistema eletrônico, no período de 04 a 10 de janeiro. Mais informações estão disponíveis nos editais e há um vídeo tutorial sobre o envio dessa documentação da análise socioeconômica disponível na capa do site ingresso.ifrs.edu.br.

✏️Foi aprovado na cota errada?

Se você foi aprovado em primeira chamada em uma cota (reserva de vagas), mas percebeu que não cumpre as exigências para a cota, mesmo assim deverá entrar no sistema de matrículas de 04 a 10 de janeiro e registrar presença no botão específico para isso.

A sua matrícula não será efetivada, mas você seguirá na lista como suplente. Nesse caso, se houver sobra de vagas, poderá participar da chamada pública de candidatos.

📌Está com outras dúvidas? Esteja atento às datas importantes, às informações que constam nos editais e siga acompanhando o site de ingresso.