Processo de ingresso de estudantes do IFRS não terá cobrança de taxa de inscrição

Os detalhes do próximo processo de ingresso de estudantes nos campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) têm divulgação prevista para a segunda quinzena deste mês de março, quando serão publicados os editais. As inscrições ainda não estão abertas, no entanto, algumas definições já ocorreram. Veja abaixo.

Confira as mais recentes definições sobre o Processo Seletivo:

• Este processo não terá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos.
  • publicação dos editais está prevista para ocorrer na segunda quinzena de março. Neles, serão divulgados os cursos ofertados e a quantidade de vagas. Em função dos ajustes no calendário acadêmico da instituição devido à pandemia, o número de vagas ofertadas poderá ser menor em relação a processos anteriores. Os editais conterão também as informações detalhadas sobre as inscrições, que serão em formato totalmente on-line.
  • As matrículas estão previstas para ocorrer na primeira quinzena do mês de maio.

Relembre o que foi definido no ano de 2020 pelo Conselho Superior do IFRS:

• Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente.
  • Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público.
  • Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem  desde o ano de 2010.
  • Para os cursos superiores, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010.
  • A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação.

Vale lembrar que todos os cursos ofertados pelo Instituto são gratuitos (não há cobrança de mensalidades). Para mais informações, os interessados em participar do próximo processo de ingresso de estudantes podem seguir acompanhando os canais de comunicação institucionais, como o site ifrs.edu.br e as páginas nas redes sociais.

Cronograma prévio do próximo processo de ingresso de estudantes do IFRS:

Publicação dos editais com o detalhamento do processo – segunda quinzena de março/2021

Sorteio público – abril/2021. O sorteio será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Matrículas – primeira quinzena de maio/2021

Fonte: Comunicação da Reitoria do IFRS