Primeiro dia de provas do Enem será neste domingo, 05/11

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) valem para ingresso nos cursos superiores e técnicos subsequentes do IFRS

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será realizado nos dias 05 e 12 de novembro. Após duas edições com versões impressa e digital, em 2023 o exame volta a ter apenas a versão impressa que será aplicada nos dois primeiros domingos de novembro. Acompanhe os locais de prova. De acordo com o Inep, 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no exame.

No primeiro domingo de aplicação os candidatos farão provas de linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol), ciências humanas e redação, com um tempo de 5 horas e 30 minutos. Já no dia 12 é a vez das provas de matemática e de ciências da natureza (Química, Física e Biologia), com 5 horas de duração. O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

O local do exame é informado no cartão de confirmação da inscrição, que é disponibilizado pelo Inep na página de participante (https://enem.inep.gov.br/participante/). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), caso o participante não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. “Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em ‘Avançar’. Em seguida, selecione a opção ‘Esqueci minha senha’”, informou o instituto.

Sobre o exame

O exame é composto por 45 questões de múltipla escolha em cada área e de uma redação que deve ter no máximo 30 linhas, com estrutura dissertativo-argumentativa, desenvolvida a partir de uma situação-problema.

Orientações para os dias das provas

– Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h.

– Para ter acesso à sala de provas é preciso apresentar documento de identificação com foto válido.

– Leve caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente para preencher o cartão-resposta (a exceção de candidatos com condições especiais).

– As provas terão início às 13h30 e término às 19h, no primeiro dia, e início às 13h30 e término 18h30, no segundo dia.

Veja outras orientações na página do Inep