Último dia para solicitar a gratuidade da inscrição no Processo Seletivo 2024/1

De 18 a 25 de setembro, interessados em estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) podem solicitar a inscrição gratuita (isenção da taxa) para o Processo Seletivo 2024/1. Para isso devem acessar o site www.ingresso.ifrs.edu.br ou comparecer no Campus Alvorada (Rua Prof. Darcy Ribeiro, 121, bairro Campos Verdes). É necessário que o candidato tenha CPF e RG próprios e cadastro no Gov.br. portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos. Confira todas as informações no edital 15/2023 do IFRS e anexos.

O Campus Alvorada ofertará vagas para os seguintes cursos:

Curso Turno Forma de Ingresso
Técnico em Produção de Áudio e Vídeo – Integrado ao Ensino Médio Tarde Sorteio
Técnico em Meio Ambiente – Integrado ao Ensino Médio Manhã/Tarde Sorteio
Técnico em Cuidados de Idosos – Integrado ao Ensino Médio/ Educação de Jovens e Adultos Noite Processo EJA
Técnico em Processos Fotográficos (concomitante e subsequente) Tarde Sorteio
Técnico em Tradução e Interpretação de Libras (subsequente) Noite Sorteio/ Enem
Superior de Produção Multimídia  Manhã Prova/ Enem

O IFRS oferta mais de 5.300 vagas em 164 cursos gratuitos neste processo seletivo. As oportunidades também são para os campi Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga – Porto Alegre, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão).

Há opções de cursos de:

• ensino médio junto com o técnico (são os cursos técnicos integrados, que dão a formação de nível médio e técnica profissionalizante ao mesmo tempo);

• ensino médio junto com o técnico na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA);

• técnicos para quem está cursando o ensino médio em outra escola (concomitantes);

• técnicos para quem já tem o ensino médio completo (subsequentes); e

• superiores de graduação (licenciaturas, bacharelados e superiores de tecnologia).

A lista de cursos com vagas neste Processo Seletivo já pode ser consultada no site ingresso.ifrs.edu.brTodos os cursos são presenciais.

📝Como participar do Processo Seletivo de estudantes 2024/01

As inscrições para o Processo Seletivo de estudantes ocorrerão de 28 de setembro a 23 de outubro de 2023, pelo site ingresso.ifrs.edu.br.

Os cursos do Instituto são gratuitos, mas o Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição, que vai de R$ 20,00 a R$ 70,00. Para os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) não há taxa de inscrição.

Se você está interessado, fique atento porque vai precisar ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral – RG). No momento da inscrição ou de pedir a isenção da taxa de inscrição (inscrição gratuita), não poderá usar o número de documento dos pais. É necessário também estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

Observação: Se o candidato não tiver carteira de identidade no momento da inscrição ou de pedir a isenção da taxa, pode repetir o número do CPF no formulário eletrônico. Mas precisará ter o RG próprio até a data da prova (dezembro de 2023), para os que terão essa opção de seleção, ou da matrícula (em janeiro de 2024), para todos os candidatos.

📌Confira as principais datas do Processo Seletivo de estudantes 2024/01 do IFRS:

• Publicação do edital com os detalhes sobre os pedidos de inscrição gratuita (isenção da taxa) – 15/09/2023

• Solicitação de inscrição gratuita (isenção da taxa) – de 15 a 25/09/2023

• Resultado da solicitação de inscrição gratuita – 27/09/2023

• Publicação dos editais com os detalhes da seleção de estudante – 28/09/2023

• Inscrições no Processo Seletivo de estudantes – de 28/09 a 23/10/2023

• Pagamento da taxa de inscrição – até 24/10/2023

• Prova (para os cursos com esse tipo de seleção) – 03/12/2023

• Sorteio (para os cursos com esse tipo de seleção) – 12/12/2023

📍 Para mais informações, acompanhe o site ingresso.ifrs.edu.br.