Início do conteúdo

Palestra destaca a presença das mulheres no cenário musical


Os estudantes dos cursos Técnico em Produção de Áudio e Vídeo (Integrado ao Ensino Médio) e Superior de Tecnologia em Produção Multimídia participaram da palestra “Mulheres na Música: Reestruturando Referências”, no dia 10 de março, no Campus Alvorada. O evento – organizado pela linha de Pesquisa Semiótica e Sonoridades (SemSono) e que integrou as celebrações relativas à Semana da Mulher – teve como objetivo demonstrar como as mulheres estão ocupando diferentes espaços no mundo da música (composição, produção, engenharia sonora, crítica, discotecagem, gestão, pesquisa, etc.).

A mesa, mediada pela aluna Juliana Henriques Kolmar (Técnico em Produção de Áudio e Vídeo), contou com a participação da compositora, cantora e produtora fonográfica de Porto Alegre, Bê Smidt; da publicitária e produtora cultural, Daniele Rodrigues; e da produtora multimídia, Luiza Padilha. Uma das principais questões levantadas por elas foi a falta de representatividade de mulheres no universo musical. Citaram alguns nomes que se destacaram nesse cenário, assim como de projetos desenvolvidos. Entre eles, a britânica Deila Derbyhire, a americana Wendy Carlos e a brasileira Lin; as iniciativas Projeto Concha (em Porto Alegre), com uma série de shows de mulheres; Girls Rock Camp, proposta que empodera meninas a partir de 17 anos a partir da música; Coletivo Pedra Redonda (Porto Alegre); Gente Aberta, registro fotográfico da cena musical; Mapa dos Festivais, buscador de festivais no Brasil com dicas; We are not with the band; Mulheres Amplificadas; Festival Porongos, a fim de dar visibilidade à música de mulheres negras em Porto Alegre; além de outros.

As palestrantes lembraram que no ambiente familiar, geralmente, tem obrigações domésticas, enquanto que o filho homem tem mais vivência com a música e isso impacta no número reduzido de mulheres nos cursos de graduação em Música. Ainda ressaltaram que o mercado multimídia necessita de profissionais capacitados a fim de atribuir linguagem específica para cada projeto.

Confira fotografias do evento no perfil do Campus no Facebook.

Fim do conteúdo