O projeto AlvoreSER leva estudantes ao teatro

Com o objetivo de valorizar a cultura e reconhecer o seu poder de transformação, o projeto de ensino AlvoreSER do Campus Alvorada, levou um grupo de alunos ao teatro para assistir ao espetáculo “Esperando Godot” no dia 26 de junho. A peça teatral é uma montagem feita a partir do texto original de Samuel Beckett, com adaptação de Luciano Alabarse, e busca apresentar aos jovens uma história fora da curva e cheia de reflexões.

Ao final da apresentação, os estudantes receberam um questionário anônimo com a finalidade de analisar o espetáculo aos olhos do público. No qual, um(a) estudante comentou:

“Eu senti um incômodo do início ao fim. No início me gerou certo desconforto e confusão, mas durante a peça, comecei a me acostumar e desistir de tentar entender qualquer coisa que estava sendo mostrada e só aproveitar. O que foi uma decisão muito boa por que realmente era essa a intenção da peça, de certa forma, essa espera e essa ânsia de ter alguma resposta e ela nunca chegar. Nunca tinha ido ao teatro e realmente foi uma das melhores experiências da minha vida. A imersão é infinitamente maior do que eu estou acostumado. Amei.”

Já, outro estudante comentou ter entendido uma parte da proposta do espetáculo.

“Gostei bastante, antes da análise eu tinha refletido sobre a questão religiosa, sabe? Fiquei feliz que pelo menos uma parte entendi certo kkk eu achei meio agoniante a trilha sonora e as reflexões. Mas achei a peça muito boa e não me arrependi de ver, veria de novo.”

Segundo o coordenador do projeto AlvoreSER, Jonas de Medeiros, muitos dos alunos que participaram da ação tiveram seu contato com o teatro pela primeira vez. Os ingressos foram disponibilizados pelo produtor Jaques Machado.

A peça “Esperando Godot”, é um texto original de Samuel Beckett, e, nessa nova adaptação, feita por Luciano Alabarse, traz a proposta de quebrar paradigmas no teatro em Porto Alegre com um elenco composto exclusivamente por mulheres. O enredo se concentra em Vladimir e Estragon esperando por um sujeito chamado Godot, que ninguém sabe exatamente quem é. A trama ganha intensidade e contornos preocupantes com a chegada de Pozzo e Lucky, na relação de escravidão que se estabelece entre os dois. A chegada do menino, traz consigo notícias sobre Godot, figura pela qual a espera de todos é constante, a chegada sempre adiada, que nunca acontece.

A peça segue em cartaz de 07 a 09 de julho no Teatro Renascença em Porto Alegre.

O projeto AlvoreSER

O projeto AlvoreSER tem o objetivo de criar um espaço de debate e inclusão, construir ações de enfrentamento e luta contra o preconceito e a violência dentro do espaço escolar e promover diálogos e ações sobre pautas relacionadas a gênero e sexualidade.  A proposta envolve comunidade interna e externa.

A ação é coordenada pelo professor Jonas de Medeiros e desenvolvida pelas bolsistas Maria Paula Grimminger Dunker (4º ano – Meio Ambiente),  Luiza Becker Guilardi (1º ano – Meio Ambiente) e Carolina Steffany Thiel Gonçalves (1º semestre – Processos Fotográficos). Está vinculada ao Edital nº08/2023 do Campus Alvorada.