Novos cursos a distância gratuitos são ofertados pelo IFRS

Novos cursos de extensão a distância foram disponibilizados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). São cursos gratuitos, online, abertos a qualquer interessado (não é necessário ser aluno do IFRS).

Os cursos têm flexibilidade de horário e geram certificado aos aprovados. Os interessados podem se inscrever e já iniciar as aulas. As inscrições estão abertas até dezembro de 2019.

Há nove opções de cursos novos, nas áreas de exatas e aplicadas; educação; gestão e negócios; e recursos naturais (confira abaixo). Além desses, existem outros cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) com inscrições abertas. No total, são mais de 60 opções, incluindo as áreas de geral, ambiente e saúde, idiomas, informática, produção alimentícia, turismo e hospitalidade e o Pré-IFRS (voltado aos que querem se preparar para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e superiores do IFRS).

As cargas-horárias vão de 4 a 80 horas. É permitido realizar mais de um curso simultaneamente.

Sobre as inscrições
As inscrições para os cursos EaD do IFRS são gratuitas e feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual. Para se inscrever é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail. Os interessados devem ficar atentos aos requisitos mínimos para se inscrever.

Sobre o certificado
O certificado é emitido digitalmente pelo próprio estudante quando aprovado no curso.

Saiba mais

>> Conheça os cursos novos

Ciências Exatas e Aplicadas:
Matemática Financeira
Conheça sobre matemática financeira, juros simples e compostos, descontos simples, racional e composto.
Duração: 60 horas.
Inscrições de 31/12/2019 – Conclusão até 31/01/2020

Educação:
Cursos Online Abertos e Massivos: teoria e prática
Características, plataformas, estatísticas e como criar um curso massivo e aberto online.
Duração: 30 horas.
Requisitos: Conhecimento em internet e uso do YouTube, ensino superior completo.

Cursos Regulares Presenciais com Carga Horária a Distância
Normativas internas e nacionais, como elaborar um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) com carga horária a distância e efetivá-lo na prática.
Duração: 20 horas.
Requisitos: Conhecimento em informática básica, ensino superior completo.

Gamificação no Moodle
Conhecimento básico de Moodle, visualização de vídeos no YouTube (configuração de legenda).
Duração: 30 horas.

Gestão e Negócios:
Conheça sobre conceitos e execução de contratos.
Inscrições de 31/12/2019 – Conclusão até 31/01/2020.

Conheça sobre conceitos, peculiaridades e prestação de contas de convênios.

Gestão de Documentos e Protocolo
Conheça as principais características sobre: gestão documental, métodos de arquivamento e protocolo de documentos.
Duração: 20 horas.
Requisitos: Conhecimento básico em informática.

Iniciação ao Serviço Público nos Institutos Federais
Conheça os Institutos Federais e os conceitos básicos que todo servidor público precisa saber.
Duração: 80 horas.
Requisitos: Ser servidor dos Institutos Federais, exceto do IFRS (para servidores do IFRS, acessar curso específico na área “Capacitação para Servidores).

Recursos naturais:
Geografia e Geopolítica na Atualidade
Geopolítica no Brasil, Mercosul, América Latina, África, Oriente Médio, Índia, Europa e Ásia.
Duração: 20 horas.
Requisitos: Conhecimentos básicos de internet.
Inscrições de 31/12/2019 – Conclusão até 31/01/2020.

>> Todas as opções e mais informações estão disponíveis no site da Coordenação de Educação a Distância do IFRS: ead.ifrs.edu.br.

Fonte: Comunicação da Reitoria do IFRS