Início do conteúdo

Nova exposição na Galeria Aberta propõe reflexões sobre as paisagens da cidade de Alvorada de forma crítica e engajada


De 6 a 26 de setembro, acontece a exposição “A última árvore da praça tinha dois bem-te-vis”, do artista visual Marcelo Chardosim, integrando a temporada 2021 de exposições da Galeria Aberta, no IFRS Campus Alvorada. As ações são vinculadas ao projeto de extensão @galeria.aberta.ifrs e poderão ser acompanhadas no perfil @galeria.aberta.ifrs no Instagram.

Marcelo Chardosim é artista visual, pesquisador independente, educador e produtor cultural. Possui formação em artes visuais na UFRGS. Trabalha com arquivo, desenho, escultura, fotografia, land art, intervenção urbana e performance. Desde 2011, participa de projetos coletivos e individuais no Brasil e no exterior. Organizou as exposições coletivas “Abrigo do Sol: Toque de recolher” (2013) no Subtê, em Alvorada, e a coletiva “Museu Baldio” (2021), na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, ambas sobre a produção cultural de Alvorada. Premiado, atualmente pesquisa e organiza o projeto colaborativo Parque da Solidariedade e Museu Baldio, em Alvorada/RS, onde mora há vinte anos.

Na exposição, o artista apresenta uma série de obras entre desenhos, fotografias, vídeos, intervenções e performances realizadas nos últimos anos, que nos sugerem olhar ao entorno, mirar à paisagem e dar uma nova chance à cidade gaúcha marcada por processos de abandono e violência sistemáticos. Tratam-se de proposições artísticas sobre e com a cidade, da perspectiva mais íntima às formas coletivas de vivenciá-la.

O projeto galeriaaberta•com foi contemplado no Edital IFRS 020/2021 – Apoio a Projetos e Programas de Extensão voltados à Arte e à Cultura.

Serviço:
Exposição “A  última árvores da praça tinha dois bem-te-vis” • Marcelo Chardosim
06 a 26 de setembro de 2021
@galeria.aberta.ifrs

 

Texto: Projeto “Galeria Aberta”
Fotos: Marcelo Chardosim

Fim do conteúdo