Nota de Repúdio e Exigência de Providências contra o Caso de Racismo no 8° Salão IFRS

Alvorada, 28 de novembro 2023.

É com profunda indignação que repudiamos veementemente o caso de racismo sofrido pela professora Giselle dos Santos Araújo e as estudantes bolsistas e voluntária do projeto de Extensão “Tópicos de Educação Antirracista” do IFRS Campus Alvorada durante o 8° Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Este ato repulsivo atingiu a dignidade das envolvidas e fere, também, toda a comunidade acadêmica que preza pela construção de uma sociedade livre das amarras das opressões. Assim, manifestamos nossa solidariedade incondicional à professora e às estudantes que enfrentaram com altivez essa situação tipificada como crime. Nos colocamos integralmente à disposição para encampar todas as ações necessárias para o devido acolhimento e resolução desta situação.

Não nos eximimos das responsabilidades que nos cabem, pois entendemos que somos parte desse problema, todavia seguiremos sem descansar enquanto nossas próprias ações não forem revistas.

Questionamos: qual é a barreira que impede o avanço do nosso compromisso antirracista?

Nesse sentido, é imprescindível que todas as instâncias do IFRS se posicionem firmemente contra o racismo e tomem atitudes concretas.

O racismo não pode ser tratado como um incidente, ou caso pontual. Portanto, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), o Conselho de Campus e a Direção atual e a eleita (2024 e 2028) do Campus Alvorada IFRS declaram estado de vigilância permanente contra o racismo e exigem medidas imediatas.

Propomos o acolhimento urgente da professora e estudantes envolvidas, a exoneração imediata da servidora responsável pelo ato racista do cargo de gestão que ocupa e a célere criação de uma política institucional antirracista, com a formação de um conselho dedicado a esse fim.

Acreditamos que somente através de medidas contundentes e comprometidas com a promoção da equidade poderemos construir um ambiente verdadeiramente inclusivo, respeitoso e antirracista.

O IFRS não pode tolerar a perpetuação do racismo. Reforçamos que a  comunidade acadêmica do Campus Alvorada IFRS exige ações concretas para erradicar essa prática abominável em nossa instituição.