Início do conteúdo

Neabi do Campus Alvorada participa de eventos sobre direitos humanos do Mercosul


O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi) do Campus Alvorada, representado pela professora Giselle Maria Santos de Araújo, participou de dois eventos do Mercosul sobre direitos humanos nos meses de abril e maio de 2021. O primeiro foi o Foro de Participaciòn Social del IPPDH Mercosur, no dia 28 de abril, integrando o GT “Política públicas y acciones afirmativas para personas afrodescendientes”.

De acordo com a docente, o estudo constitui em avaliar o cumprimento dos objetivos do Decenio Internacional de Afrodescendentes até o momento, cujo tema foi “Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”. “O GT avaliou os ganhos e retrocessos em políticas públicas para os afrodescendentes nos países membros do Mercosul de 2015 até agora, principalmente levando em consideração a pandemia de Covid-19”, explicou.

O trabalho é vinculado à proposta da Assembleia Geral das Nações Unidas que proclamou o período de 2015 a 2024 com a Década Internacional de Afrodescendentes com o objetivo de promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos povos afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

No dia 18 de maio, Giselle participou da XXXVII Reunión de Altas Autoridades en Derechos Humanos del Mercosur (RAADDHH). Na ocasião, a professora apresentou o trabalho realizado pelo Neabi do Campus Alvorada no combate ao racismo e na defesa das ações afirmativas voltadas à população afrodescendente especialmente por meio de projetos de extensão de cunho formativo e de apoio a pessoas em vulnerabilidade social. Ainda, integrou as discussões, que envolveram as organizações sociais representantes dos países, dos resultados do GT “Políticas públicas y acciones afirmativas para personas afrodescendientes”.

A RAADDHH é um espaço, geralmente semestral, de coordenação intergovernamental sobre políticas públicas de direitos humanos, que reúne as principais autoridades das instituições competentes sobre o tema (ministérios, secretarias, departamentos e áreas governamentais equivalentes). O Neabi do Campus Alvorada foi um das duas organizações brasileiras escolhidas para representar o Brasil na reunião.

Fim do conteúdo