Mês das Lutas das Mulheres movimenta o Campus Alvorada

Ao longo do mês de março, o Núcleo de Ações Afirmativas (Naaf) do Campus Alvorada promoveu uma série de atividades alusivas que integraram o Mês das Lutas das Mulheres, mobilizando muitos grupos internos e externos. A programação teve início no dia 7 com dois momentos nos quais alunos e servidores produziram materiais decorativos. No dia seguinte, integrantes da comunidade acadêmica participaram do ato unificado #8M em Porto Alegre.

Na semana seguinte, a programação continuou com o Coletivo Marielle Franco; “Mulheres no Cinema”, com Iuli Gerbase; Sarau do “Sol e da Lua”; com a participação no ato “Março Feminista! Justiça para Marielle: 1 ano sem resposta” em Porto Alegre; e com a roda de conversa sobre “Humanização do Nascimento” com as convidadas Patrícia Girotto e Cíntia Barenho.

Nesta atividade, Patrícia – que é doula e técnica em enfermagem – explicou que o parto humanizado é o respeito à individualidade da mãe, do bebê e de toda a família ao longo do processo gestacional, e que o papel da doula é dar suporte físico e emocional. A professora e mãe Cíntia relatou sua experiência ao optar por esse tipo de acompanhamento.

A última semana do Mês das Lutas das Mulheres foi marcada pela roda de conversa “Autoconhecimento da Mulher”, no dia 22, e pelo “Carnaval das Minas”, com a participação da Ong Onédes da Silva, da Escola de Samba Mirim Moleques de Nova Alvorada e do Maracatu Tambores da Vila, que movimentou a comunidade acadêmica e do bairro pelas ruas no entorno do Campus.

Confira as fotografias das ações, promovidas pelo Núcleo de Ações Afirmativas (Naaf) no perfil do Campus no facebook.