Membros da comunidade acadêmica de Alvorada participam de visita na aldeia indígena Tekoá Jataí’ty

Com o objetivo de oportunizar uma vivência do Mbyá Reko (modo de ser Guarani) na Tekoá Jataí’ty (Terra Indígena do Cantagalo), a Assessoria de Relações Étnico-Raciais (ARER) do IFRS e o Núcleo de Ações Afirmativas (NAAF) do Campus Viamão organizaram uma visita no dia 10 de maio. A atividade envolveu estudantes e servidores dos campi Alvorada, Farroupilha, Canoas, Vacaria e Viamão e possibilitou aos não-indígenas a aquisição e o aprimoramento de conhecimentos sobre as riquezas, os significados culturais, a espiritualidade e os valores do povo Mbyá Guarani.

O estudante Bruno Silva, do Tecnólogo em Produção Multimídia do Campus Alvorada e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS), foi um dos participantes. Confira seu depoimento.

“ Eu vivi uma experiência como se fosse um multiverso, a ornamentação é muito sútil e delicada, o tempo é questão do (aqui e agora), transcende a energia da correria cotidiana que vivemos na cidade, fui aberto pra coexistir em outra atmosfera e acabei adentrando num momento espiritual comigo mesmo. Foi muito emocionante ter essa vivência, pela primeira vez, e que me possibilitou entender alguns sentidos da vida, que na maioria das vezes passam despercebidos. Em prol disso, estou organizando um mini-documentário sobre esse meu processo lá.”