Linha de pesquisa SemSono promove palestra “Mulheres na Música: Reestruturando Referências”

A fim de celebrar a Semana da Mulher, a linha de pesquisa Semiótica e Sonoridade (SemSono) organiza, nesta terça-feira (10 de março), a palestra “Mulheres na Música: Reestruturando Referências”. O objetivo é demonstrar como as mulheres estão ocupando diferentes espaços no mundo da música (composição, produção, engenharia sonora, crítica, discotecagem, gestão, pesquisa, etc.).

A atividade será às 9h40 e é exclusiva para os estudantes do curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo e superior de Tecnologia em Produção Multimídia.

A mesa será mediada pela aluna Juliana Henriques Kolmar e a produção do estudante João Lucas Rios Silva e do professor Marcelo Bergamin Conter. As convidadas são:
– Isabel Nogueira:
Compositora, cantora, multiinstrumentista, produtora musical e musicóloga. Doutora em Musicologia pela Universidade Autônoma de Madri, é professora da UFRGS e coordenadora do Grupo de Pesquisa Sônicas: Gênero, Corpo e Música (UFRGS). Tem diversos álbuns de música experimental lançados e em 2019 lançou o álbum de canções PeleOsso. Em 2919, foi orientadora da residência artística para mulheres no Projeto Concha, em Porto Alegre.

– Bê Smidt:
Compositora, cantora e produtora fonográfica de Porto Alegre. Formada em música Popular pela UFRGS, dedicou suas pesquisas à área de Música e Gênero. Artisticamente, desenvolve o projeto solo VIRIDIANA, que busca narrar em sons, entre outras coisas, sua experiência de vida como pessoa trans. Atua também produzindo faixas de outras artistas da cidade e como DJ.

– Daniele Rodrigues:
Publicitária e Produtora Cultural. Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela PUCRS. Enquanto produtora cultural, esteve à frente dos seguintes projetos: Festival Porongos, Segunda Negra, Bestiana Coletivo, Girls Rock Camp Porto Alegre, WE ARE NOT WITH THE BAND e Mulheres Amplificadas.

– Luiza Padilha:
Produtora Multimídia de formação e garimpeira musical de coração. É a responsável pela área de social media e conteúdo do Mapa dos Festivais, integra o coletivo de artistas da Pedra Redonda, é um dos quatro elementos do podcast Bons Albo, colabora para o blog Crush em Hi-Fi e é idealizadora dos projetos Música com M de Mulher e Gente Aberta.