Licenciatura em Pedagogia tem aula inaugural

A primeira semana de aula foi repleta de expectativa e informações para os estudantes do técnico em Cuidados de Idosos (modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Integrado ao Ensino Médio) e da primeira turma de Licenciatura em Pedagogia. No dia 31 de julho, todos participaram de uma aula informativa sobre a instituição.

No dia seguinte, o Campus Alvorada recebeu os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Maria Clara Bueno Fischer e I-Juca-Pirama Camargo Gil para a aula inaugural “O Contexto Atual e os Desafios da Educação e dos Educadores”. Ao abordar os desafios e as potencialidades entre trabalhar e estudar, a pedagoga Maria Clara recordou as dimensões social, epistemológica, política, entre outras. Ela ressaltou a percepção do trabalho como um processo de humanização, que transforma a pessoa, dando identidade. Além disso, lembrou que o sujeito que chega na instituição de ensino é integral, com todos os seus aspectos pessoais, emocionais, profissionais, etc. e assim deve ser considerado no ambiente escolar.

Em sua fala, o professor I-Juca-Pirama enfatizou mais a questão de carreiras e remuneração do docente no Brasil a partir de marcos legais e pesquisas. Ele enfatizou critérios que diferenciam esses dois itens no território brasileiro. Entre eles as redes públicas e privadas; as etapas e modalidades; o nível de movimentação funcional (pós-graduação); o aumento de remuneração por tempo de serviço; o pagamento por modalidades ou turnos; entre outros.

Confira outras imagens das aulas no perfil do Campus Alvorada no facebook.