III Desafio de Crítica da Mídia é voltado para estudantes de ensino médio de escolas públicas do RS

O que é mídia? Como as notícias são produzidas? Como a publicidade e outros produtos midiáticos interferem em nossas vidas? Incentivar essas e outras reflexões entre estudantes de escolas públicas de ensino médio do Rio Grande do Sul é a proposta do III Desafio de Crítica da Mídia. Com vagas limitadas, as inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas entre os dias 11 e 21 de julho. A atividade acontecerá somente de forma on-line.

Em sua terceira edição, o Desafio é uma atividade do Programa de Extensão Análise Crítica de Produtos Midiáticos, desenvolvido desde 2013 pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O III Desafio de Crítica da Mídia, voltado exclusivamente para estudantes de ensino médio de escolas públicas do Rio Grande do Sul, envolverá os estudantes em atividades sobre comunicação midiática na sociedade, processos implicados na produção e circulação de notícias, de peças publicitárias e de conteúdos em mídias sociais, e suas relações com a construção das concepções de realidade e de interesse público.

Sobre o Desafio

A atividade ocorrerá de forma on-line, e consistirá em mini videoaulas e na realização de tarefas. As videoaulas, desenvolvidas por estudantes de mestrado e doutorado em Comunicação, professores convidados e por graduandos do curso de Relações Públicas, contam com apoio de professores e pesquisadores da UFRGS. Ao final de cada aula, as equipes de alunos receberão tarefas que valerão pontos, envolvendo a análise e o desenvolvimento de produtos midiáticos. Essas tarefas deverão ser entregues no decorrer do Desafio e poderão ser realizadas pelos estudantes de forma caseira, com uso de aparelho celular ou computador pessoal com acesso à internet, considerando sempre as orientações e protocolos de saúde dos órgãos governamentais.

Os estudantes de ensino médio interessados em participar do III Desafio de Crítica da Mídia deverão montar equipes de 4 ou 5 integrantes, da mesma escola ou de escolas diferentes. As atividades do Desafio acontecerão semanalmente entre os dias 1º e 18 de agosto, dia em que será divulgado o resultado, com o anúncio das equipes vencedoras em live de encerramento. Serão entregues produtos com a marca UFRGS aos integrantes das três primeiras equipes colocadas.

O regulamento e a ficha de inscrição do III Desafio de Crítica da Mídia podem ser acessados no site www.ufrgs.br/gccop, ou aqui: regulamento completoficha de inscriçãomodelo de e-mail. Mais informações também podem ser conferidas nas redes sociais Facebook/gccop, Instagram @gccop e Twitter @gccop1.

O III Desafio de Crítica da Mídia é uma ação do Programa de Extensão em Análise Crítica de Produtos Midiáticos, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) que, desde 2013, realiza oficinas presenciais, integrando conhecimentos de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS aos de estudantes de ensino médio de escolas públicas, além de outras atividades voltadas para professores dessas escolas, para alunos de graduação e para a comunidade em geral.

O quê? III Desafio de Crítica da Mídia

Para quem? Estudantes de ensino médio de escolas públicas do RS

Onde? On-line, pelo Facebook

Inscrições: de 11 a 21 de julho de 2022