Início do conteúdo

IFRS recebe inscrições para avaliação presencial de Língua Portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados


Esta oportunidade é para os imigrantes, refugiados ou estrangeiros que realizaram algum dos cursos de língua portuguesa na modalidade de Educação a Distância (EaD) ofertados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Agora, eles poderão fazer a avaliação presencial exigida pelo governo brasileiro para o processo de naturalização. As inscrições estão abertas até o dia 4 de maio, mas poderão ser encerradas antes do prazo final caso as vagas para a aplicação das provas forem preenchidas. A prova pretende avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica dos estudantes. 

São ofertadas 310 vagas e as provas serão aplicadas em 10 campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Feliz, Ibirubá, Porto Alegre, Rio Grande e Rolante (informações abaixo). No momento da inscrição, o candidato deverá informar em qual campus irá realizar a prova, não sendo possível modificá-lo após o envio da inscrição. A prova terá duração máxima de três horas, conforme consta no documento com informações e orientações (edital).

As inscrições são realizadas em formulário eletrônico, mas para se inscrever, é necessário ler atentamente o documento com todas as orientações (Edital 37/2022). No formulário, serão solicitadas uma cópia do CPF; do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM); e do Certificado do Curso de Língua Portuguesa on-line ou EaD realizado no IFRS.

Comprovante de Vacinação
Os candidatos também deverão apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid–19 e usar máscaras adequadas, que cubram nariz, boca e queixo, durante todo o tempo de permanência na instituição.

Se no dia da prova tiverem sintomas ou suspeita de Covid, não devem comparecer ao Campus e informar imediatamente a Comissão Organizadora, pelo e–mail [email protected], anexando atestado médico. Nesse caso, haverá a possibilidade de reagendamento da prova, conforme a disponibilidade do campus em que se inscreveu.


Campi
, data, horário e número de vagas para aplicação do exame

Campus Alvorada
Dia 28 de maio de 2022
Horário: 10h
Vagas: 20

Campus Bento Gonçalves
Dia 14 de maio de 2022
Horário: 9h
Vagas: 60

Campus Canoas
Dia 21 de maio de 2022
Horário: 10h
Vagas: 20

Campus Caxias do Sul
Dia 04 de junho de 2022
Horário: 14h
Vagas: 30

Campus Erechim
Dia 31 de maio de 2022
Horário: 14h
Vagas: 30

Campus Feliz
Dia 02 de julho de 2022
Horário: 13h30
Vagas: 40

Campus Ibirubá
Dia 09 de junho de 2022
Horário: 18h30
Vagas: 30

Campus Porto Alegre
Dia 13 de maio de 2022
Horário: 14h
Vagas: 30

Campus Rio Grande
Dia 07 de junho de 2022
Horário: 19h
Vagas: 30

Campus Rolante
Dia 27 de maio de 2022
Horário: 19h
Vagas: 20

Essas e outras informações importantes estão disponíveis no Edital e seus anexos.

Fonte: Comunicação da Reitoria do IFRS

Fim do conteúdo