Grupo de pesquisa SIMC manifesta pesar pela morte do professor da UFRGS Alexandre Rocha da Silva

O Campus Alvorada, em nome do grupo de pesquisa Sonoridades, Imagem e Materialidades da Comunicação e Cultura (SIMC), lamenta o falecimento do professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico – UFRGS), Alexandre Rocha da Silva (49 anos), nesse domingo (8 de agosto). A instituição se solidariza com familiares, amigos, alunos e colegas.

De acordo com a nota publicada pela Fabico, Alexandre sempre foi um profundo defensor da universidade pública e gratuita e um militante por uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna. Segundo os membros do SIMC, muitos dos ideias do docente estão presentes dos cursos e discussões realizadas junto aos estudantes do Campus Alvorada.

Nascido em Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, Alexandre era jornalista, com mestrado em Semiótica e doutorado em Processos Midiáticos. Entre 2005 e 2006, fez pós-doutorado na Universidade Sorbonne, em Paris, na França. Mais recentemente, em 2020, concluiu pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).