Governo federal anuncia recomposição e orçamento do IFRS terá acréscimo de 17,9%

O governo federal anunciou na tarde desta quarta-feira, 19 de abril de 2023, a recomposição do orçamento de funcionamento de institutos e universidades federais. Os valores iniciais previstos para 2023 terão um acréscimo para cobrir a inflação (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e incrementar a assistência estudantil.

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o orçamento inicial para funcionamento deste ano terá um aumento de 17,9%, resultando em R$ 9,58 milhões adicionais.

Desse incremento, aproximadamente R$ 1 milhão será destinado à contratação de profissionais para atendimento educacional especializado (psicopedagogos, intérprete de Libras e cuidadores), o que vai permitir aprimorar o suporte a estudantes com necessidades educacionais específicas. A instituição vai direcionar também R$ 1,2 milhão para custear o reajuste de 75% no valor das bolsas aos estudantes que participam de projetos de ensino, pesquisa e extensão, anunciado em fevereiro.

O valor restante será fundamental para garantir o funcionamento dos 17 campi e da Reitoria do IFRS neste ano, destaca o reitor, Júlio Xandro Heck, afirmando que será possível “assegurar um funcionamento digno e pleno” às unidades. Antes do anúncio feito nesta quarta-feira, a situação orçamentária poderia impactar no funcionamento do IFRS, pois o orçamento era 8% menor do que o valor de 2022.

Atualmente, o IFRS atende mais de 20 mil estudantes em 16 municípios do Rio Grande do Sul.

• Orçamento inicial para funcionamento do IFRS para 2023: R$ 53,46 milhões
  • Orçamento para funcionamento do IFRS após a recomposição: R$ 63,04 milhões

> Leia também o texto no site do Ministério da Educação: MEC anuncia 2,44 bilhões para universidades e institutos federais

Fonte: Comunicação da Reitoria do IFRS