Formatura do Técnico em Processos Fotográficos tem primeira aluna surda

Onze jovens participaram da solenidade de conclusão do curso Técnico em Processos Fotográficos, no dia 31 de agosto, no Campus Alvorada. Entre eles, a primeira aluna surda da unidade, Luciana Cardoso Ribeiro, que também foi oradora da turma.

Luciana ressaltou os sentimentos de realização e orgulho por estar numa instituição pública federal com qualidade e acessibilidade. Ela lembrou quando a intérprete de Libras do Campus, Karina Sperb, a convidou para conhecer a instituição. Naquela ocasião, os estudos não estavam entre suas prioridades, mas com muito incentivo, apoio e carinho por parte dos professores, do diretor Fábio Azambuja Marçal, que sempre acolheu por forma ímpar.

Em sua fala, o paraninfo da turma, Daniel Bassan Petry, destacou dois pontos em comum entre arte, comunicação e educação. “O primeiro são os ataques constantes que recebemos nos últimos meses. Confesso que é muito difícil se sentir motivado a trabalhar quando somos desrespeitados por aqueles que deveriam nos representar. Por sorte tínhamos vocês aqui, nos esperando com muita sede de aprender e ensinar. O segundo é justamente a necessidade da coletividade: arte, comunicação e aprendizagem nunca ocorrem sozinhos.” E finalizou: “Somente juntos que podemos formar a imagem que queremos, cada um com sua cor somos os pixels que permitem uma instituição pública abraçar a subjetividade da arte, o valor da cultura e permanecer pulsante.”

O diretor-geral do Campus Alvorada mencionou que um curso como o de Processos Fotográficos é estratégico para os Institutos Federais no Brasil, pois esses são uma política nova que tem como características a interiorização e a inclusão, chegando nas periferias como Alvorada. “Há pouco tempo atrás a formação profissional era imaginada pelos cursos de mecânica, elétrica, cursos mais tradicionais que a gente conhece. Com o advento dos IFS se trouxe a cultura e a arte como um campo para profissionais de extrema necessidade e de relevância”, destacou.

Marçal ainda ressaltou a importância, a emoção e o orgulho da instituição formar a primeira estudante surda. “A passagem da Luciana por aqui é um aprendizado muito relevante para o Campus Alvorada, que quer ter mais estudantes surdos. Temos estudantes cegos, temos estudante indígena. Queremos ter toda a diversidade que marca o povo brasileiro e tem direito à educação profissional”, enfatizou.

Os novos técnicos em Processos Fotográficos são*:
– Ana Daniele Pedroso Conceição
– Ashilley Santos dos Santos
– Cristyelen Ambrozio Ferreira
– Francis Aline Veloso Rodrigues
– Gabriela Cristina de Carli
– Juciara Regina Faccio
– Layane de Souza Machado
– Luciana Cardoso Ribeiro
– Marcus Vinícius Koren de Carvalho
– Mônica Renata Goulart da Silva
– Rute Goulart de Mello

*Que optaram por solenidade pública.

Confira outras fotos da cerimônia no perfil do Campus Alvorada no facebook.