Ações com fomento 2023
PROJETOS E PROGRAMAS DE EXTENSÃO COM FOMENTO
1. A Brinquedoteca como comunidade de aprendizagem |
Tipo de ação: Projeto Coordenadora: Caroline de Castro Pires Fomento: 2 bolsistas 8h Edital de fomento: Edital nº 02/2023 – Auxílio Institucional à Extensão 2023 (Ampla Submissão) |
O projeto tem como objetivo geral proporcionar a professores e estudantes das redes de educação pública de seu território, o desenvolvimento de vivências pedagógicas em torno do brincar, do brinquedo e da ludicidade enquanto elemento fundamental na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pretende-se a brinquedoteca se institua numa comunidade de aprendizagem em que professores e e estudantes da Licenciatura em Pedagogia do Campus possam realizar práticas interdisciplinares e dedicar-se à exploração do brinquedo, dos jogos e das brincadeiras, tendo como foco a aprendizagem e o desenvolvimento da criança; experimentar vivências de jogos e brincadeiras, através de atividades lúdicas, desenvolvendo-se a expressão corporal, transformando e descobrindo novos significados lúdicos, propiciando a interação e a troca entre adultos e crianças; contribuir para a conceituação de jogo, brinquedo e brincadeira e sua importância no campo da Educação; Desenvolver rodas de conversa e encontros de estudos sobre jogos, brinquedos e brincadeiras; catalogar, desenvolver, aplicar e avaliar brinquedos e brincadeiras; estimular ações lúdicas que possam auxiliar estudantes das escolas do território, na construção do conhecimento em matemática, alfabetização, metodologias do ensino, arte e literatura infanto-juvenil – mediante contação de histórias, entre outras; promover encontros de formação para professores das redes públicas de educação da região no sentido de valorização do brincar enquanto atividade pedagógica potente para mediação de processos de ensino-aprendizagem e formação humana. |
Mais informações: Brinquedoteca Maria Firmina dos Reis |
2. Bate-Mãos: Comunidade Surda Diversa |
Tipo de ação: Projeto Coordenadora: Maria Cristina Viana Laguna Fomento: 1 bolsista 8h Edital de fomento: Edital Complementar 10/2023 (Ações Afirmativas) |
Esta é a 7ª edição do projeto e constitui um conjunto de ações e mobilizações que pretende atingir, através de palestras e oficinas, todas as pessoas envolvidas na comunidade surda. O Projeto beneficia ainda os estudantes do curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras a conviverem com as pessoas surdas, bem como possibilita que estudantes, em fase de atividades de práticas profissionais, possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em aula. |
Acesse a página Facebook/batemãos |
3. Esperançar através da leitura e da escrita |
Tipo de ação: Projeto Coordenador(a): Fábio Azambuja Marçal Fomento: 2 bolsistas 16h Edital de fomento: Edital nº 02/2023 – Auxílio Institucional à Extensão 2023 (Ampla Submissão) |
Este projeto pretende atender pessoas adultas não alfabetizadas, ou semianalfabetas, que estão afastadas da escola regular. A ideia é criar estratégias para inclusão destas no mundo do letramento dentro da perspectiva da leitura do mundo (FREIRE, 1974). Para tanto, nos finais de semana, quinzenalmente, serão realizados encontros presenciais. |
Acesse a notícia sobre o projeto Esperançar através da leitura e da escrita página do Campus |
4. Pré-Vestibular Popular Minervino de Oliveira |
Tipo de ação: Projeto Coordenador: André Luis Demichei Fomento: 2 bolsistas 8h Edital de fomento: Edital nº 02/2023 – Auxílio Institucional à Extensão 2023 (Ampla Submissão) |
O grupo que compõe o Pré-Vestibular Popular Minervino de Oliveira é formado por docentes das diversas áreas do conhecimento e também por colaboradores que estão cursando licenciaturas nas respectivas áreas. Há também alguns componentes do projeto que se dedicam a tarefas imprescindíveis para o funcionamento geral do PVMO: apoiadores administrativos, pedagógicos, publicitários, etc. O principal objetivo do projeto é proporcionar a estudantes carentes de Alvorada e região a possibilidade de cursarem o Ensino Superior, seja via ENEM ou Vestibular. Para tanto, serão ministradas aulas preparatórias que possibilitem a realização dessa empreitada. |
Visite o instagram do PVP Minervino de Oliveira |
5. Movimenta Alvorada |
Tipo de ação: Projeto Coordenadora: Rossane Trindade Wizer Fomento: 1 bolsista 8h Edital de fomento:Edital nº 02/2023 – Auxílio Institucional à Extensão 2023 (Educação Física, Esporte e Lazer) |
O lazer é definido como um direito social de acordo com a Constituição Federal de 1988, no entanto é importante destacar que o processo acelerado de urbanização não teve um desenvolvimento da infraestrutura compatível ao aumento do contingente populacional, resultando em espaços urbanos desorganizados, que seguem a lógica centro-periferia. Nessa lógica, as camadas mais pobres são “empurradas” para a periferia onde se aglomeram sem infraestrutura adequada, enquanto as áreas centrais recebem mais atenção do ponto de vista político e econômico. Considerando os aspectos mencionados e ainda, a escassez de espaços públicos destinados ao lazer em Alvorada, o presente projeto tem como objetivo abrir as portas do IFRS Campus Alvorada para oferecer alternativas públicas de lazer aos moradores da cidade por meio de atividades físicas, esportivas e recreativas. |
6. Clube de Xadrez – IFRS/Campus Alvorada – Ano II |
Tipo de ação: Projeto Coordenador: Jonas Francisco de Medeiros Fomento: 1 bolsista 8h Edital de fomento: Edital nº 02/2023 – Auxílio Institucional à Extensão 2023 (Educação Física, Esporte e Lazer) |
A escola tem se apresentado não apenas enquanto espaço de aquisição de conhecimento, mas também como espaço de socialização e lazer e integração da comunidade escolar e da comunidade externa do município de Alvorada. A apropriação da escola como espaço de socialização também é resultado da escassez de espaços públicos para promoção do lazer e esportes no município. Com o objetivo de qualificar o tempo de lazer e promover a prática do esporte do xadrez no município, criou-se, no ano passado, o Clube de Xadrez no Campus Alvorada, em parceria com a Organização Não-Governamental Sociedade Cultural e Ambientalista Embrião de Alvorada/RS. No ano de 2022, o Clube de Xadrez realizou a formação de novos enxadristas, promoveu estudo de técnicas e táticas, realizou jogos amistosos e promoveu o 1º Torneio Aberto de Xadrez do IFRS/Campus Alvorada. O Torneio foi um evento de sucesso absoluto, tendo a participação de 186 enxadristas de Alvorada, cidades vizinhas, inclusive de competidores de fora do Estado. Assim, propõe-se este projeto para que se continue com as atividades do Clube de Xadrez – Ano II, realizando as atividades junto aos enxadristas da comunidade em geral. |
Acesse notícia do Clube de Xadrex na página do Campus |
7. Jornal Gausurdo – 2023 |
Tipo de ação: Projeto Coordenadora: Renata Heinzelmann Bosse Fomento: 1 bolsista 8h Edital de fomento: Edital Complementar 10/2023 (Ações Afirmativas) |
O Jornal Gausurdo é um projeto de informação e comunicação em Libras – Língua Brasileira de Sinais por meio de um canal do youtube. Conta com uma equipe que atende demandas temáticas da comunidade surda. Esta equipe estuda os temas e depois os grava em Libras a fim de proporcionar mais informações para os surdos. O Jornal Gausurdo existe como meio eletrônico, via canal do youtube, desde 2016 e tem sido acessado por surdos não apenas do estado do Rio Grande do Sul, como também do país. É um canal garante o acesso a cultura, informação e comunicação com temas variados e relacionados a vivência da comunidade surda. |
8. Núcleo de Arte e Cultura do Campus Alvorada |
Tipo de ação: Projeto Coordenadora: Nina Magalhães Loguercio Fomento: 1 bolsista 8h Edital de fomento: Edital nº 02/2023 – Auxílio Institucional à Extensão 2023 (Arte e Cultura) |
O projeto do Núcleo de Arte e Cultura do campus Alvorada surge da demanda dos estudantes por ampliar o acesso à arte e à cultura, por qualificar as ações já promovidas no âmbito do campus, por estabelecer um diálogo permanente e efetivo com os membros da comunidade externa, tais como artistas, pontos de cultura e comunidade em geral. No decorrer de 2023 pretendemos: realizar reuniões mensais com os membros do núcleo; consultar e fazer um levantamento das potencialidades, interesses e demandas da comunidade acadêmica; realizar um mapeamento de artistas e pontos de cultura do município; entrar em contato e estabelecer parcerias com artistas, associações e estabelecimentos locais; colaborar para a concretização de ações voltadas para a arte e a cultura, sobretudo as relacionadas com os cursos do eixo de produção cultural e design em andamento no campus, entre as quais uma exposição de fotografias e uma mostra audiovisual. (…) o projeto visa conhecer, dar visibilidade e dialogar com a riqueza do capital humano e cultural latente no município de Alvorada como um todo e na comunidade acadêmica em especial, possibilitando contribuir para a formação e consolidação de uma identidade alvoradense para além dos alarmantes índices de carência socioeconômica, desigualdade e violência, bem como para o pleno acesso à cultura ao qual todos os cidadãos têm direito. |
9. Ações da Comissão de Estudos Surdos |
Tipo de ação: Projeto Coordenadora: Gisele Maciel Monteiro Rangel Fomento: 1 bolsista 8h Edital de fomento: Edital Complementar 10/2023 (Ações Afirmativas) |
A Comissão de Estudos Surdos – CES, se propõe a fomentar ações na área de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Uma das ações é estabelecer parceria com entidades e Instituições a fim de oportunizar a visibilidade da área de Libras para a comunidade em geral. A caminhada do CES no IFRS surge a partir das reflexões e discussões sobre a importância de ações que pensam a diversidade e diferença surda da e na instituição. A CES constituída em Portaria pela Reitoria, realiza reuniões periódicas em que define ações para a Instituição e para toda a comunidade surda acadêmica. As ações abrangem desde palestras a cursos voltados para a comunidade surda. A CES busca consolidar uma articulação entre IFRS e entidades visando o fortalecimento das relações e valorização das lutas da comunidade surda. |
10. Café com Paulo Freire |
Tipo de ação: Projeto Coordenador: Felipe Bragagnolo Fomento: 2 bolsistas 8h + 1 bolsista 4h Edital de fomento: Edital nº 02/2023 – Auxílio Institucional à Extensão 2023 (Ampla Submissão) |
O Café com Paulo Freire é um espaço de formação permanente que reflete a realidade a partir da sua obra e legado. Essa reflexão é realizada através de encontros presenciais e virtuais, que tratam principalmente das seguintes temáticas: (i) Formação de professores e Paulo Freire; (ii) Juventudes e Paulo Freire; (iii) Movimento Popular, Educação Popular, Vestibulares em uma perspectiva Freireana; (iv) Educação de Jovens e Adultos, uma luta Freireana; (v) Por que estudar Paulo Freire? Em consequência das nossas rodas de conversas, produzimos materiais áudio visuais que problematizem o legado freireano para serem utilizados na página do Instagram denominada Café com Paulo Freire Alvorada, assim como artigos acadêmicos que relatam a trajetória dos participantes. |
11. Vamos cantar?! |
Tipo de ação: Projeto Coordenadora: Michelle Arype Girardi Lorenzetti Fomento: 1 bolsista 8h Edital de fomento: Edital nº 02/2023 – Auxílio Institucional à Extensão 2023 (Arte e Cultura) |
O projeto “Vamos Cantar?!” visa proporcionar a vivência da música através da voz no canto coletivo valorizando os repertórios e vozes dos participantes. Em encontros semanais de 1h, será possibilitado àqueles que não tiveram a oportunidade de ter acesso ao estudo de música e canto, um espaço de socialização, de experiência estética, de bem-estar, além do próprio desenvolvimento técnico vocal. Partindo da demanda da comunidade externa, e observando, também, o interesse de servidores e estudantes do IFRS Campus Alvorada, este projeto surgiu para dar continuidade à característica do Campus de desenvolvimento de atividades de cunho cultural. O próprio nome do projeto “Vamos cantar?!” surgiu a partir dessa demanda, de as pessoas questionarem: quando vamos cantar? O nome carrega em si a dúvida e medos que tantos manifestam sobre a possibilidade de usar sua voz no canto e ao mesmo tempo a exclamação como resposta enfática a esse desejo: é possível cantar e vamos cantar juntos. |
https://ifrs.edu.br/alvorada/abertas-inscricoes-para-o-projeto-de-extensao-vamos-cantar/ |
12. Tópicos em Educação Antirracista |
Tipo de ação: Projeto Coordenadora: Giselle Maria dos Santos Araújo Fomento: 2 bolsistas de 4h Edital de fomento: Edital nº 02/2023 – Auxílio Institucional à Extensão 2023 (Ações Afirmativas) |
O projeto educacional apresenta-se como ação de extensão com o objetivo de dar formação a profissionais da educação tanto da comunidade externa quanto do Campus Alvorada para a prática de uma educação antirracista. A partir de leituras escolhidas, buscaremos discutir temas e questões relativas ao racismo e à educação antirracista, tendo como ponto de partida textos de literatura brasileira de escritoras negras. A ação proposta são 8 encontros semanais onlines, de duas horas e meia de duração, por meio dos aplicativos de rede Google Meet e Google Classroom, totalizando 20hs total de carga horária. |
https://ifrs.edu.br/alvorada/inscricoes-abertas-para-o-projeto-de-extensao-topicos-em-educacao-antirracista/ |
13. Eu sou o Samba! O ritmo da resistência como instrumento educativo |
Tipo de ação: Projeto Coordenadora: Maluza Gonçalves dos Santos Fomento: 2 bolsista 16h Edital de fomento: Edital nº 02/2023 – Auxílio Institucional à Extensão 2023 (Ampla Submissão) |
O projeto Eu sou o samba! nasce do desejo de um grupo da comunidade local alvoradense em consolidar o samba como um instrumento educativo, usufruindo do seu sabido potencial transformador. O mesmo se pauta na alegria dos versos cadenciados e na precisão das rimas com criticas sociais afiadas. Aqui o laialaia é coisa séria e as rodas de samba dão sentido ao nosso objeto de estudos. Serão encontros e oficinas em que a história social do samba nos guia em uma viagem no tempo para resgatarmos nossas origens e observarmos como samba contribuiu e contribuí na discussão e dissolução de alguns temas importantes, como racismo, violência de gênero, pobreza, entre outros. |
14. Yoga no Campus! Saúde, Inclusão e Vivências |
Tipo de ação: Projeto Coordenador: Alaor Ribeiro de Souza Fomento: 1 bolsista 8h Edital de fomento: Edital nº 02/2023 – Auxílio Institucional à Extensão 2023 (Educação Física, Esporte e Lazer) |
O yoga é uma prática milenar que possui diversas modalidades, mas todas elas proporcionando melhoras na saúde e no bem estar. O objetivo geral do projeto é promover vivências e experiências à comunidade interna, local e regional através da oferta da prática de Yoga, em sua concepção ocidental, que implica modos de pensar, agir e sentir, mais voltadas ao movimento. Espera-se atender à demanda social pela busca de qualidade de vida, em uma conjuntura ainda de recuperação pós pandêmica, aumento da pobreza e da desigualdade social e de uma geração adoecia por doenças mentais. As práticas serão presenciais, no campus Alvorada, semanais/quinzenais, de treze a cinquenta vagas, que são nossas limitações físicas do menor ao maior espaço físico. |
15. Identidade: NEABI, espaço educativo de luta e resistência |
Tipo de ação: Projeto Coordenadora: Caroline de Castro Pires Fomento: 1 bolsista 8h + 1 bolsista 4h Edital de fomento: Edital Complementar 10/2023 (Ações Afirmativas) |
O projeto Identidade é parta das Ações Afirmativas realizadas pelo núcleo de estudos afrobrasileiro e indígena do IFRS campus Alvorada, elaborado com o intuito de reunir as inúmeras atividades desenvolvidas que objetivam promover a educação para as relações étnico-raciais e educação antirracista. Dessa forma, pretende-se incluir ações como palestras, eventos, filmes com temas relacionados, encontros, mesas redondas, rodas de discussão, debates com a comunidade em geral. |
16. PROPES/Extensão – Programa Permanente de Estudos Surdos |
Tipo d ação: Programa Coordenadora: Maria Cristina Viana Laguna Fomento: 1 bolsista 8h Edital de fomento: Edital nº 02/2023 – Auxílio Institucional à Extensão 2023 (Ações Afirmativas) |
O Propes – Programa Permanente de Estudos Surdos, se propõe a fomentar a criação, realização e execução de projetos de extensão na área de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Uma das ações é estabelecer parceria com entidades e Instituições a fim de oportunizar a visibilidade da área de Libras para a comunidade em geral. A caminhada do Propes no IFRS surge a partir das reflexões e discussões sobre a importância dos projetos estarem vinculados a um Programa especifico. O Propes, a partir dos projetos vinculados pensa a diversidade e diferença surda da e na instituição. Os projetos ao estarem vinculados ao Propes tornam-se conhecidos para a Instituição e para todos os envolvidos nas ações do Programa. As ações abrangem desde palestras a cursos voltados para a comunidade surda. O Propes busca consolidar uma articulação entre IFRS e entidades visando o fortalecimento das relações e valorização das lutas da comunidade surda. |
17. Da Horta para a Mesa: trilhas para uma economia solidária no bairro Maria Regina, em Alvorada |
Tipo de ação: Projeto Coordenadora: Ademilde Irene Petzold Prado Orientanda: Maria Fernanda Fomento: 1 bolsista 16h Edital de fomento: Edital PROEX nº11/2023 Concessão de Apoio Financeiro p/ Ações de Extensão Propostas p/ Estudantes IFRS |
Este projeto de extensão objetiva desenvolver atividades de sensibilização ambiental e de produção agroecológica, fundamentadas nos princípios da economia solidária, com os moradores da Cooperativa Habitacional de Prestação de Serviços Umbu, localizada no bairro Maria Regina, divisa com o Campus Alvorada/RS. Em encontros realizados com a líder comunitária e suas companheiras, foi relatada a ausência de uma educação ambiental, principalmente por parte das crianças. Também expuseram suas dificuldades no processo de reciclagem e upcycling de resíduos, no acesso a mídias digitais, bem como a queda significativa do “espírito comunitário” dos moradores das 43 habitações populares. Almejando responder a essas carências, propusemos realizar uma “trilha de oficinas”, que pretende (i) efetivar o projeto iniciado de uma horta comunitária na cooperativa, assim como (ii) dialogar, a partir de dez encontros semiestruturados, sobre os seguintes temas: economia solidária; solo; gestão de resíduos domésticos e de produção e adubação orgânica; cultivo e a valorização de plantas nativas; semeadura e rega; controle de seres indesejados; nutrição; preparo de PANCs, de geleias e de compotas; precificação, organização e divulgação dos produtos. Espera-se que ao final da “trilha de oficinas” os participantes possam colaborar ativamente na consolidação e permanência da horta comunitária e serem capazes de construir iniciativas agregadoras de renda para a comunidade. Além disso, o projeto pretende marcar o início de uma nova relação de trocas entre a “Coopumbu” e o IFRS – Campus Alvorada. |
18. Biblioteca Comunitária Itinerante Campos Verdes |
Tipo de ação: Projeto Coordenadora: Márcia Fernanda de Mello Mendes Orientanda: Gabriela Fomento: 1 bolsista 16h Edital de fomento: Edital PROEX nº11/2023 Concessão de Apoio Financeiro p/ Ações de Extensão Propostas p/ Estudantes IFRS |
A Biblioteca Comunitária Campos Verdes será um projeto itinerante que terá sua primeira parada no Campus Alvorada, onde passará por uma fase de aquisição e organização de acervo. O acervo será composto por livros adultos, juvenis e infantis, com ênfase em literaturas afirmativas, como literatura periférica, negra, LGBTQI+, indígena, feminista e neurodiversa. Além disso, a biblioteca irá realizar uma ação piloto para adequar seu funcionamento e atividades às necessidades da comunidade. Serão oferecidas mediações de leitura, oficinas de escrita criativa, artes e cultura para criar vínculos com as comunidades do entorno. Essas atividades terão como objetivo estimular a leitura, a criatividade e a participação cultural da população. A biblioteca irá se deslocar para outras áreas após a fase de teste no Campus Alvorada, levando sua proposta de acervo afirmativo e atividades culturais para outras comunidades do entorno. Com isso, busca-se democratizar o acesso à leitura e promover a diversidade cultural em diferentes regiões da cidade |
Visite a página do instagram do Projeto |