Exposições apresentam trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso técnico em Processos Fotográficos

Durante todo o mês de novembro, quem passar pelo Campus Alvorada terá a oportunidade de apreciar os resultados de projetos de Ensino e Extensão, os quais envolvem estudantes do curso técnico em Processos Fotográficos. Ao todo são cinco exposições, com imagens no formato de 46cm x 30cm, de trabalhos dos alunos das turmas de 2017 e 2018. Confira:

* Carros Antigos e Book de Moda:
A convite da aluna Juciara Faccio (curso técnico em Processos Fotográficos), formou-se um grupo de trabalho para desenvolver um projeto que associasse a fotografia automobilística com a de retrato e book. A proposta foi desenvolvida na feira de exposições de carros antigos realizada por Volks Car & Antigos em frente a Prefeitura de Alvorada.
Curadoria: André Furtado – Professor do Campus Alvorada do IFRS
Fotógrafas: Carine Passos Ávila, Francis Aline Velo Rodrigues, Juciara Regina Faccio, Monica Renata Goulart da Silva e Rute Goulart de Mello.

* Acervo Museu de Porto Alegre
A fotografia parece congelar o tempo. Ao olharmos as imagens do passado, em especial as fotográficas, somos magnetizados a mergulhar no precipício das eras. É como se pudéssemos ouvir o barulho das ruas de então, sentir seus aromas e a energia, os sonhos guardados em gavetas, as esperanças, alegrias e tristezas das gentes que se foram. Entretanto, a fotografia também envelhece, também nasce, vive e morre. A restauração digital tem o poder de recuperar os danos, os arranhões, aquilo que foi devorado pelo descuido ou pelo acaso.
Curadoria: André Furtado – Professor do Campus Alvorada do IFRS
Restauradores: Cristiane da Silva Corrêa, Gabriel Corrêa de Teixeira Robert Bostmann

* Fotografia em Campo
Visa oferecer aos estudantes a oportunidade de atuar em atividades práticas reais de fotografia, com clientes e objetivos dentro do mercado da fotografia. A mostra apresenta trabalhos desenvolvidos por dois alunos em 2017 e cinco neste ano. Agradecimento especial ao Cine Theatro Capitólio, à Casa de Cultura Mario Quintana, ao Sphaera Mundi Orquestra e ao projeto Bando de Brincantes.
Curadoria: André Furtado – Professor do Campus Alvorada do IFRS
Expositores: Alícia Motta da Silveira, Carine Passos Ávila, Gabriela Cristina de Carli, Layane de Souza Machado e Pedro Almeida de Novaes.

* Resumo 2017/2
Reúne trabalhos desenvolvidos pelos alunos da turma 2017/2, ou seja, que concluirão o curso ao término deste ano.

* Espelho e Alteridade
Série fotográfica realizado ao longo do ano de 2017 por um grupo de discentes que integra o “A Cara da Rua”, projeto de extensão desenvolvido pela Prorext/UFRGS, em parceria com a EMEF de Porto Alegre, que tem o objetivo de ministrar oficinas à população em situação de rua a fim de unir a arte com a geração de renda.
Curadoria: Daniela Cidade – titular do curso de Arquitetura da UFRGS.

Todas as exposições estão abertas à visitação, no 2º andar da sede do Campus Alvorada (Rua Prof. Darcy Ribeiro, 121 – bairro Campos Verdes), em horário de expediente da instituição.