Início do conteúdo

Eventos promovem a integração da comunidade acadêmica do IFRS


Atuar na promoção e formação integral de cidadãos vai além do trabalho feito em sala de aula. Um exemplo disso é que, anualmente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realiza uma série de eventos que têm por objetivo proporcionar a integração aliada à troca de conhecimento e cultura da comunidade acadêmica.

Os dois maiores eventos do Instituto em termos de estrutura, organização e número de participantes são os Jogos e o Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino. Também são os mais aguardados por estudantes e servidores. Ambos chegam, neste ano, às suas décimas edições e reúnem participantes de todas as unidades. Para quem está entrando agora no Mundo IFRS, vamos explicar um pouco sobre cada um deles.

 

Jogos do IFRS

Os Jogos do IFRS são ações esportivas com foco na aprendizagem e no aprimoramento de habilidades técnicas, táticas e físicas. São um momento de descontração e integração dos estudantes de todos os campi que promovem, também, a inclusão e o respeito às diferenças e o exercício da cidadania. O evento segue as diretrizes da Política de Educação Física, Esporte e Lazer do IFRS.

O caminho para participar dos Jogos do IFRS se inicia nas aulas de educação física e nas atividades desenvolvidas através dos projetos de ensino e extensão das unidades. A seleção de estudantes é feita de forma independente pelos campi e as inscrições para o evento são realizadas pelos professores da área.

Os Jogos são compostos por modalidades coletivas e individuais, como voleibol, vôlei de areia, futsal, basquete, handebol, tênis de mesa, xadrez e atletismo com equipes masculinas e femininas. A última edição contou também com a modalidade de atletismo paralímpica.

A 10ª edição dos Jogos do IFRS ainda não tem uma data confirmada, mas a ideia é de que ocorra no primeiro semestre de 2025.

Saiba mais

📚📖
Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino

O Salão é um espaço científico, técnico, tecnológico e cultural que tem por objetivo disseminar o conhecimento gerado no ambiente institucional de forma a compartilhá-lo com a sociedade. Congrega uma série de atividades, e os “carros-chefes” são os três seminários que deram origem ao evento: de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); de Extensão (Semex); e de Educação Profissional e Tecnológica (Semept).

A partir deles, foram surgindo outras propostas que se somaram à iniciativa, como os seminários de Pós-Graduação; de Internacionalização; a sessão de Indissociabilidade; as mostras de Inovação e Tecnologias; de Protótipos Automotivos; e de Arte; além dos encontros de Educação a Distância; do Alumni (programa de acompanhamento de egressos); o de Periódicos e também exposições como a do Núcleo de Memória (NuMem).

Para participar, é necessário ser vinculado a algum projeto ou ação, sob a orientação de um servidor docente ou técnico, produzir um trabalho e submetê-lo à aprovação no período de inscrição, conforme o cronograma do evento. Se aprovado, o estudante apresenta o trabalho, sem custos com hospedagem, alimentação e inscrição.

Já nos campi do IFRS, são realizadas as mostras, semelhantes ao Salão, porém em menor proporção. Esses eventos também oportunizam, aos estudantes vinculados a projetos, iniciação científica e inovação tecnológica, o compartilhamento de experiências. Para além disso, as iniciativas mostram o potencial da instituição e aproximam as comunidades locais das atividades desenvolvidas nas unidades.

O Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino é realizado no segundo semestre do ano. A edição de 2025 ainda não tem data definida.

Saiba mais 

 

Fonte: Comunicação da reitoria do IFRS.

Fim do conteúdo