Estudantes do Tecnólogo em Produção Multimídia visitam o Centro de Produção Audiovisual Tecnopuc TECNA

No dia 11 de julho, os estudantes das turmas do 3º e 5º semestre do Tecnólogo em Produção Multimídia do Campus Alvorada do IFRS visitaram o Centro de Produção Audiovisual Tecnopuc TECNA, em Viamão. O espaço tem uma infraestrutura de padrão internacional com tecnologia de ponta para a produção e finalização de produções audiovisuais nacionais e internacionais para cinema, televisão, streaming e outras mídias.

Conduzidos pelo gestor de projetos do TECNA, Bruno Pavan, na parte de produção, os discentes visitaram os estúdios de até 300 metros quadrados com isolamento acústico, o que permite gravações audiovisuais sem a interferência de sons externos. Ainda, conheceram as estruturas de montagem de cenários com espaços de marcenaria e pintura, além de salas de figurinos e camarins.

Quanto à fase de pós-produção, os alunos estiveram no estúdio de mixagem – uma moderna sala de cinema dedicada à finalização de som e imagem para filmes; no laboratório de animação, jogos e efeitos visuais; e na sala de edição de vídeos.

Para a estudante Leilane Correa Dias a visita técnica ampliou seu horizonte com relação à área de multimídia, dando outras ideias por onde seguir. Ela ainda ressaltou a importância de momentos como este e de parcerias para a formação dos alunos. Das descobertas no TECNA, Leilane enfatiza a sala de mixagem devido à qualidade dos sons e estrutura.

Segundo o discente Juliano Lopes Silveira, um dos aprendizados da atividade foi dar mais valor às produções audiovisuais. Chamou a atenção do estudante o fato de membros da comunidade externa à PUCRS poderem locar salas ou estúdios para produções. “Fiquei encantado pela forma como eles valorizam seus clientes com o slogan “Toda história importa”, onde eles deixam bem claro que estão abertos a negociações e adaptação de orçamento para todo o tipo de produção, desde a que tem muito investimento até a que não tem nada”, disse Juliano.

Para Tomas Israel Oliveira da Silva, aluno do curso, a visita foi mais uma experiência proporcionada a ele e seus colegas, pois mesmo sendo um espaço privado, o TECNA se mostrou de portas abertas para futuras parcerias. “Achei o espaço incrível com equipamentos de última geração. A saída pedagógica nos deu impulsionamento para o nosso desenvolvimento profissional e, também mostrou que nós do Campus Alvorada realmente temos um valor imensurável em nossas criações e precisamos valorizar todas as produções criadas na instituição.

O grupo foi acompanhado pelos docentes Chrístian Vaisz e Márcia Mendes.