Estudantes do Técnico em Meio Ambiente realizam visita técnica no Litoral Norte

Com o objetivo de conhecer o ambiente da atividade de um profissional da área, os alunos do 2º ano do curso Técnico em Meio Ambiente – Integrado ao Ensino Médio – do Campus Alvorada estiveram no Litoral Norte gaúcho nos dias 26 e 27 de abril. Conforme a professora Manuela Finokiet, a visita técnica começou no Morro da Borússia (Osório) para que os discentes pudessem observar do topo (borda do planalto), a Planície Litorânea, duas unidades geomorfológicas distintas em sua formação.

Na sequência, o destino foi os municípios de Xangri-lá e Capão da Canoa a fim de observar na prática o processo de segregação espacial com a construção de condomínios horizontais. Por fim, o grupo esteve na cidade de Torres, onde realizou trilhas no Parque Estadual de Itapeva, unidade de conservação e que abriga dunas, vegetação de restinga, campos secos e alagados, banhados e turfeiras e mata paludosa.

A aluna Graziela Oliveira relatou que jamais pensou que a degradação das dunas para fins de construção civil afetaria tanto o meio ambiente como pode observar com a visita. Ao avaliar a saída de campo, o estudante Vitor Padilha disse: “Uma coisa é ver o conteúdo em sala de aula, outra é ver na rua, na prática, poder perguntar para as pessoas”.

Os docentes André Demichei, Daniel Rockenbach e Manuela Finokiet acompanharam os discentes.

Confira as fotos da visita técnica no perfil do Campus Alvorada no facebook.