Estudantes do Técnico em Meio Ambiente realizam oficina de reciclagem de papel

A fim de refletir sobre os sentidos da reciclagem e quais impactos ambientais que estes processos promovem ou evitam, os estudantes do 4º ano do curso Técnico em Meio Ambiente (Integrado ao Ensino Médio) realizaram uma oficina de reciclagem de papel na segunda-feira (18 de abril). A atividade foi desenvolvida no componente Educação Ambiental, ministrado pelos professores Manuela Finokiet e Daniel Rockenbach.

De acordo com o docente, a primeira etapa da ação foi cortar/picar os papéis usados, que os discentes trouxeram de casa. Ainda, o material foi mergulhado em água, onde permaneceu de molho por alguns dias, e os alunos fizeram a experiência de tingir e decorar os papéis com corantes naturais oriundos, por exemplo, da beterraba, cúrcuma, páprica, erva-mate e de outras plantas.

A reflexão sobre os processos de reciclagem seguem nas próximas aulas, especialmente com relação aos atores sociais envolvidos e sobre o questionamento: reciclar/reutilizar basta para pensarmos sustentabilidade?