Estudantes do Técnico em Cuidados de Idosos realizam atividades práticas sobre a higiene das mãos

Créditos: Divulgação

No dia 9 de abril de 2024, as estudantes do curso Técnico em Cuidados de Idosos Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizaram atividades práticas sobre a higiene das mãos.

Com o objetivo de conscientizar a respeito da importância da higienização das mãos, a professora Sabrina Chapuis de Andrade, ministrou aula teórica e prática onde as alunas realizaram os procedimentos passo a passo. Durante a atividade, puderam refletir que as mãos são consideradas as principais ferramentas de trabalho e através delas muitas doenças podem ser contraídas e propagadas e que com o aumento dos casos de doenças, a necessidade da higienização cuidadosa e frequente é ainda mais importante. Além disso, os estudantes observaram que a higienização das mãos é uma das principais formas de prevenção para as doenças.

Confira o passo a passo de higienização utilizado pelas alunas:

• Molhe suas mãos com água limpa e utilize sabão para friccionar uma mão contra a outra para produzir mais espuma.
  • Esfregue bem essa espuma também nas costas das mãos, nas dobras dos dedos, na extremidade dos dedos, embaixo das unhas e nos punhos.
  • Enxágue bem as mãos em água corrente limpa e seque com uma toalha limpa.

Não há tempo exato, mas, de acordo com pesquisas, lavar as mãos por pelo menos 20 segundos é mais eficaz se comparado com períodos mais curtos. Importante lembrar que unhas compridas, bem como o uso de adereços (anéis, relógios, pulseiras…) dificultam a higiene efetiva das mãos.

Álcool gel 70% para higienização das mãos

Se acaso as mãos não estiverem visivelmente sujas e se não for possível lavar as mãos com água e sabão, uma alternativa é utilizar álcool em gel 70%. Confira o passo a passo:

Aplicar o álcool em gel na palma da mão e fazer fricção da mesma forma como se estivesse utilizando sabão na higienização das mãos – friccionar uma mão contra a outra, esfregar as costas das mãos, as dobras dos dedos, as extremidade dos dedos, embaixo das unhas e os punhos. É necessário esfregar o álcool em gel até que as mãos estejam completamente secas (isso pode levar em torno de 20 minutos).

Mas, afinal, quando devemos lavar as mãos?

De acordo com a cartilha de passo a passo escolhido, existem algumas regras a serem seguidas para saber o momento exato da higienização. Confira:

• Sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas
  • Antes e depois de comer
  • Depois de manusear lixo
  • Antes e depois de usar o banheiro
  • Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar
  • Depois de visitar um espaço público (transporte público, mercados…)
  • Depois de tocar em superfícies fora de casa(elevador, maçanetas…).