Estudantes do Campus participam do concerto “Música de Cinema” da Ospa

Emoção! Encantamento! Essas foram as principais sensações dos estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Produção de Áudio e Vídeo e Cuidados de Idosos e do Superior de Tecnologia em Produção Multimídia ao participar do concerto “Música de Cinema” da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) no domingo (1º de maio). “Eu amei! Eu não sabia o que estava faltando na minha vida. Era isso aí! É maravilhoso! Entra na veia da gente! É muito bom mesmo! É vida”, relatou a aluna Ana Lúcia Heberle (4ª semestre do Técnico em Cuidados de Idosos – Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos).

A saída integrou o projeto de ensino “Música e práticas sociais: visita técnica a uma orquestra”, coordenado pela professora do Campus Alvorada, Michelle Girardi Lorenzetti. De acordo com a docente, a proposta surgiu de uma atividade com a turma do Técnico em Cuidados de Idosos, quando uma estudante se emocionou bastante ao assistir um vídeo com orquestra. “A partir disso, começamos a conversar sobre os instrumentos, orquestra e a música quanto prática social”, destacou Michelle.

Para a maioria dos discentes esta foi a primeira vez num concerto. Na opinião do estudante Eduardo Lima (1º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia), o espetáculo foi mágico, uma experiência nova. Ele apontou que durante a vivência foi possível observar conteúdos que está aprendendo em sala de aula, tal como, iluminação, questão coreográfica, repertório, etc.

Segundo a aluna Ketelin Becker Ribeiro (Técnico em Produção de Áudio e Vídeo – Integrado ao Ensino Médio), a participação no concerto ressignificou a ideia de orquestra como algo chato. “O espetáculo foi incrível e foi uma grande oportunidade que o IF nos proporcionou”, ressaltou.

A estudante Vanesa Mattos Cardoso (1º semestre do Técnico em Cuidados de Idosos – Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos) disse amar música, entretanto devido à sua rotina de trabalho, dona de casa, mãe e discente, não consegue escutar tanto como gostaria. Também contou não ter participado de algo assim antes e ter se emocionado muito durante o concerto. “Eu estou maravilhada. Agradecida! Muito lindo o espetáculo! É único! Vou levar para sempre!”, declarou.

Os discentes ainda tiveram a oportunidade de conhecer o compositor da música do filme “O Tempo e o Vento” (2012, adaptação obra do escritor gaúcho Erico Veríssimo), Alexandre Guerra.

O concerto “Música de Cinema” contou com a participação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Coro Sinfônico da Ospa e com o Ballet Vera Bublitz. Alguns dos filmes que tiveram suas trilhas interpretadas foram: O Poderoso Chefão, O Tempo e o Vento, A Lista de Schindler, O Carteiro e o Poeta, O Rei Leão, Closer, Star Wars e outros.

Veja outras fotos da atividade em nossos perfis no Facebook e no Instagram (@ifrs.alvorada).