Estudantes do Campus participam do Colóquio Poderes do Som

Nos dias 24 e 25 de outubro, um grupo de estudantes do Campus Alvorada, acompanhado do professor Marcelo Conter, apresentou o trabalho “Estado da arte e desafios das pesquisas vinculadas à Linha de pesquisa Semiótica e Sonoridades (SemSono)” no Colóquio Poderes do Som na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). A pesquisa foi apresentada pelo docente e pelos estudantes e bolsistas João Lucas Rios Silva (fomento interno) e Gabriel Fagundes Gularte (CNPq). Além desses, outros seis alunos participaram do evento como ouvintes.

Durante a apresentação, Gabriel enfatizou o levantamento bibliográfico que eles estão fazendo sobre conceitualizações do “timbre” em diversas áreas do conhecimento, como filosofia, acústica, etnomusicologia, comunicação e música. Já o bolsista João mostrou a pesquisa que ele está fazendo de teses e dissertações da área da comunicação no Brasil que utilizam o termo “sonoridade”. Ambos os termos, conforme estudos que o grupo realiza, sofrem de uma ausência de conceitualização mais precisa, o que gera dissensos e aplicações na área da Comunicação. O levantamento focou mais em apresentar o estado da arte e gerar debate entre os participantes.

O projeto integra a linha de pesquisa Semiótica e Sonoridades (SemSono) do Campus Alvorada.

Sobre o Colóquio
O Colóquio Poderes do Som visa consolidar a rede de pesquisadores articulada na I Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades – Poderes do Som, bem como ampliar o escopo de discussões relevantes às investigações realizadas dentro do escopo do Grupo de Estudos em Imagem, Sonoridades e Tecnologias – Geist. O evento acontece entre os dias 24 e 25 de outubro na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. O convidado principal do Colóquio é o Professor Tim Taylor, do Departamento de Etnomusicologia da Univer-sidade da Califórnia, Los Angeles.

A apresentação pode ser vista pelo You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=N8HTVCs5UQI