Estudantes do Campus Alvorada são homenageados na Câmara dos Vereadores do município

Em reconhecimento a projetos realizados por estudantes alvoradenses de instituições públicas, a Câmara de Vereadores de Alvorada promoveu uma solenidade para homenageá-los no dia 29 de agosto. Os discentes Charles da Silva Gomes e Luisa Schwade Jahn, ambos do 4º ano do Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio do Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, receberam o certificado de alunos destaque do município, juntamente com outros jovens.

Charles integrou o grupo pelo reconhecimento em primeiro lugar que recebeu no 7º Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS (2022) com o projeto de extensão “Coisas de Pele”, o qual coordenou. “Foi sensacional ter recebido essa homenagem pois é uma forma bastante significativa de sentir que o meu projeto é reconhecido, que todo compromisso com os objetivos traçados e realizados pelo projeto contribuiu positivamente ao representar o Campus Alvorada. Além disso, receber esta honraria em um espaço como uma câmara municipal, faz com que possamos dialogar acerca dos compromissos sociais de maneira mais próxima aos representantes legislativos escolhidos pela população”, ressalta o discente.

Segundo Charles, a possibilidade de pesquisar, ter trocas, diálogos e construção conjunta entre o Campus e a comunidade externa, a partir de demandas desse grupo, são aspectos que o motivam a participar de ações, especialmente de extensão. Como estudante, ele relata que a integração em projetos possibilitou a ele a ampliação do currículo, a incorporação em sua trajetória acadêmica, além de muito aprendizado, evolução nas habilidades de comunicação, articulação, entre outros.

A estudante Luisa foi homenageada pelo projeto de extensão “Moda e customização como renda e pauta ambiental”, que coordenou em 2002 e que também foi destaque no 7º Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS. A jovem atribui a honraria a todas as pessoas que a ajudaram a construir o projeto, em especial às participantes dos encontros, que “tornaram tudo mais leve, bonito e criativo”.

“Foi muito gratificante receber a homenagem, ao mesmo tempo que eu pensava “O que eu tô fazendo aqui? Eu sou só uma criança, eu não fiz nada demais”, por ainda me sentir a mesma criança sonhadora e cheia de ideias de anos atrás. Às vezes é difícil acreditar que finalmente estou tendo a oportunidade de colocar em prática minhas ideias, e sou muito grata ao IFRS por isso”, diz Luisa.

A inquietude com os problemas sociais e ambientais e a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, iniciando pelo entorno, são fatores que mobilizam e motivam Luisa a realizar ações como o projeto “Moda e customização”. Ela também destacou todo o suporte que recebe do IFRS para executar as propostas. “O investimento na educação pública de qualidade é essencial para que esses projetos propostos por estudantes aconteçam cada vez mais”, declara a estudante.

A sessão foi proposta pela vereadora Giovana Thiago.