Estudantes do Campus Alvorada assistem ao concerto “Carmen canta Callas” no Theatro São Pedro de Porto Alegre

Créditos: Vitória Proença

Estudantes de três turmas do curso Técnico em Cuidados de Idosos Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram do concerto “Carmen canta Callas”, no Theatro São Pedro de Porto Alegre. A visita ao espaço cultural ocorreu no dia 21 de março de 2024 e foi uma atividade da disciplina de Linguagens I (música). O espetáculo possui regência e direção artística do maestro Evandro Matté e como solista a cantora Carmen Monarcha.

A atividade teve como objetivos colocar em prática o currículo integrado relacionando teoria e prática e visando à formação integral dos estudantes. Buscou ainda proporcionar experiências ricas em conhecimentos para além da sala de aula. Além disso, os estudantes puderam levar seus familiares para assistir ao espetáculo, conforme proposto pela coordenadoria do curso.

Na semana anterior, a professora Michelle Arype Girardi Lorenzetti havia ministrado uma aula sobre a história do Theatro São Pedro de Porto Alegre e sobre a biografia da cantora. Dessa forma, os estudantes entenderam melhor o estilo musical que iriam escutar e souberam de curiosidades que poderiam ser observadas durante a visita ao espaço. Para alguns, foi a primeira ida ao teatro.

Por conta dessa aula, a estudante Simone da Silva Pereira motivou-se a participar da atividade. Ela relatou que, na adolescência, foi ao show da Família Lima e possuía o sonho de assistir novamente a alguma apresentação, porém não teve oportunidades. Aproveitando o seu aniversário e o de casamento, foi ao concerto como um momento de comemoração na companhia do marido Joni dos Santos Pereira. Em casa, pesquisaram mais sobre as músicas que mais gostaram do espetáculo que, segundo ela, marcou a vida do casal.

Segundo a estudante Dalva Regina da Silva Faleiro, o que mais chamou a atenção, foi a interpretação da cantora no bis. Para ela, a interação da intérprete provocou muitas risadas e sua atuação foi brilhante. Já para a aluna Marina de Azeredo Pedroso da Silva, a ida ao concerto trouxe recordações de um sonho de infância: ser cantora. Marina relata a experiência como inspiradora.

Carmen canta Callas

A apresentação refaz o percurso da artista greco-americana Maria Callas, considerada uma das maiores cantoras líricas de todos os tempos e uma das personalidades culturais mais expressivas do século 20. No repertório estão obras que levaram La Divina (como a cantora chegou a ser chamada) a ser reconhecida pela dramaticidade das suas interpretações e pela extensão e precisão técnica de sua voz, incluindo trechos da Ópera Carmen, de Bizet; de O Barbeiro de Sevilha, de Rossini; além composições de Puccini, Bellini e Cilea.