Estudantes de graduação do IFRS podem se candidatar para estudar em Portugal

Oportunidade é para estudantes de cursos de graduação do IFRS interessados em dupla diplomação ou em cursar componentes curriculares no IPB, em Portugal

Estudantes de cursos de graduação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) podem participar de seleção para estudar no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Os selecionados poderão cursar alguns componentes curriculares no IPB e inclusive obter dupla diplomação (diploma do IFRS e do IPB), conforme as normas do Programa Institucional de Mobilidade Estudantil Internacional (PIMEI) do IFRS.

Não há limites de vagas. A participação visa complementar a formação por meio do contato com diferentes métodos, processos e tecnologias e estimular o compartilhamento de experiências acadêmicas, científicas e culturais. As despesas relacionadas à viagem, visto, estada em Portugal e outras serão custeadas pelos estudantes selecionados. Informações completas podem ser obtidas nos editais: Edital 121/2022 – dupla diplomação e no Edital 122/2022 – Componentes curriculares.

No edital de dupla diplomação: Poderão participar estudantes regularmente matriculados nos seguintes cursos e campi: Engenharia Mecânica, Campus Erechim;  Engenharia Mecânica, Campus Farroupilha;  Engenharia de Controle e Automação, Campus Farroupilha;  Tecnologia em Gestão Ambiental, Campus Porto Alegre; Tecnologia em Construção de Edifícios, Campus Rio Grande;  Tecnologia em Gestão Ambiental, Campus Viamão.

No edital de componentes curriculares: Os estudantes matriculados em qualquer curso de graduação ofertado pelo IFRS poderão se candidatar para cursar componentes curriculares nos seguintes locais: Escola Superior Agrária, Campus de Bragança; Escola Superior de Educação, Campus de Bragança; Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Campus de Bragança; Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, Campus de Mirandela; Escola Superior de Saúde, Campus de Bragança.

Em ambos editais: Caberá ao Instituto Politécnico analisar as candidaturas dos estudantes selecionados pelo IFRS e aprová-las ou não, considerando o quantitativo de vagas em cada curso superior da instituição estrangeira. Informações completas nos editais e anexos.

Da inscrição:

Os interessados poderão se inscrever até 24 de outubro, por formulário eletrônico e seguindo as orientações e pré-requisitos previstos no Edital 121/2022 ou Edital 122/2022. É importante a leitura atenta do documento e seus anexos.

Sobre a mobilidade:

O período de estudos será de cinco meses. A inscrição realizada pelo estudante compreenderá o segundo semestre do ano letivo 2022/2023, que compreende o período de 20 de fevereiro a 15 de julho de 2023.

O período de estudos poderá ser alterado de acordo com a mudança de calendário da instituição portuguesa.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Fonte: Comunicação da Reitoria do IFRS