Estudantes da linha de pesquisa “SemSono” apresentam trabalhos em eventos científicos

No mês de junho, Paulo Albani e André Marchese, estudantes do 3° ano do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo (Integrado ao Ensino Médio) do Campus Alvorada do IFRS, membros da linha de pesquisa e Semiótica e Sonoridades (SemSono) participaram de eventos científicos para apresentar trabalhos.

O primeiro foi a III Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades (III CIPS), de 6 e 9 de junho, quando Paulo apresentou o trabalho “Você é a última pessoa da Terra durante um inverno nuclear, Afetos do antropoceno em playlists de dark ambient no YouTube”, em conjunto com Ana Christina Cruz Schittler e Marcelo Bergamin Conter (professor do Campus Alvorada).

Posteriormente, nos dias 22 e 23 de junho, o estudante André participou da VII Jornada de Semiótica e Culturas de Comunicação, quando apresentou o trabalho “Everywhere At The End Of Sample: Lembrança e esquecimento de samples sonoros na obra de The Caretaker”, com o professor Marcelo. O estudo faz parte da pesquisa em andamento “Semioses Afetivas na Música Ambiente Contemporânea” e refere-se a uma investigação sobre uma série de expressões musicais que circulam no YouTube e que parecem inaugurar novos modos de escuta e regimes de signo para a música ambiente.

Os dois discentes são orientandos do professor Marcelo Conter e possuem bolsas CNPq.

III Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades

O evento aconteceu na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), com o tema os “Sons do Fim do Mundo”. Contou com 24 painéis, dez performances artísticas e uma exposição abrangendo trabalhos audiovisuais e instalações sonoras.

A VII Jornada de Semiótica e Culturas da Comunicação

O evento foi realizado pelo Grupo de Culturas de Pesquisa e Comunicação (GPESC) na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS), e contou com o apoio dos núcleos de pesquisa “Corporalidades” e a “SemSono”. Aconteceu de forma híbrida com a finalidade de apresentar trabalhos concluídos e em andamento acompanhados de discussões ao término de suas demonstrações.

Os eventos foram oportunidades de reflexões a partir da partilha de conhecimentos e experiências que acabam por potencializar o aprimoramento dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico dos participantes. Além disso, foi um espaço de diálogo e conexão entre os pesquisadores interessados.