Estudante do Campus Alvorada conquista 1º lugar na modalidade Xadrez Feminino da 8ª edição dos Jogos do IFRS

Nem mesmo a chuva e o frio atrapalharam os mais de 200 participantes da primeira etapa da oitava edição dos Jogos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, ocorrida nesta quarta-feira, 21 de junho de 2023

Na manhã chuvosa e fria desta quarta-feira, 21 de junho de 2023, foi aberta oficialmente a oitava edição dos Jogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A atividade contou com a presença de mais de 200 participantes, entre estudantes atletas, professores e acompanhantes, de 15 campi da instituição. Foram realizadas as competições de tênis de mesa e xadrez, no Campus Bento Gonçalves.

Os Jogos terão ainda uma segunda etapa, no Campus Sertão, entre 29 de junho e 1º de julho, com disputas de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, com equipes masculinas e femininas.

Recepção aos estudantes

Os estudantes e servidores receberam as boas-vindas no ginásio de esportes do Campus Bento Gonçalves. O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, destacou que os Jogos do IFRS são aguardados por todos da gestão. “São momentos em que podemos ver os rostos dos nossos estudantes, a alegria, o interesse e o comprometimento de cada um, ver a vontade de defender as cores de seus campus. Mas o mais importante de tudo é poder realizar trocas, conhecer pessoas, dividir experiências”, disse Júlio.

Durante a cerimônia, os participantes realizaram uma homenagem à professora Agnes Schmeling, do Campus Osório, com um minuto de palmas.

Tiveram falas também a pró-reitora adjunta de Extensão, Daiane Toigo Trentin, a pró-reitora adjunta de Ensino, Larissa Brandelli Bucco, e a diretora de Extensão do Campus Bento Gonçalves, Raquel Scotton. E estavam presentes ainda a pró-reitora de Administração, Tatiana Weber, e diretores-gerais de campi.

As partidas de tênis de mesa e xadrez ocorreram em seguida e se estenderam até metade da tarde, quando foram entregues as medalhas para os três primeiros colocados de cada modalidade.

Confira os medalhistas

Xadrez feminino:

1º lugar – Mariana Vitória Ebertz de Souza – Campus Alvorada

2º lugar – Violeta Viegas Flach – Campus Viamão

3º lugar – Isabela Cimadon – Campus Feliz

Xadrez masculino:

1º lugar – Pierre Conceição da Silva – Campus Viamão

2º lugar – Murilo Boeira Dutra – Campus Farroupilha

3º lugar – Augusto Seke da Rosa – Campus Osório

Tênis de mesa feminino:

1º lugar – Nathália Braun – Campus Rolante

2º lugar – Luize Pereira – Campus Vacaria

3º lugar – Camilly da Silva – Campus Osório

Tênis de mesa masculino:

1º lugar – João Vitor Silva da Rosa Colombo – Campus Osório

2º lugar – Lucas Parnoff – Campus Restinga

3º lugar – Eduardo Ilha –  Campus Canoas

Depoimentos dos vencedores

Pierre Conceição da Silva, campeão de xadrez masculino:

“Eu pratico xadrez faz alguns anos, desde o ensino fundamental, no clube de xadrez da escola em que eu estudava. Quando saí da escola resolvi continuar praticando em casa mesmo, vendo os vídeos da internet e participando dos torneios em Porto Alegre… Gostei muito de participar (dos Jogos do IFRS), achei interessante jogar com pessoas de lugares diferentes, e espero ir para o nacional.”

Mariana Vitória Ebertz de Souza, bicampeã no xadrez feminino:

“Sempre dá um nervoso. Até o ano passado era separado entre meninos e meninas, e hoje todos jogaram juntos, então foi mais pressão. Tento treinar bastante, sempre que dá eu treino, e participo de outros torneios fora daqui. O xadrez significa muito para mim, ajuda na concentração, a gente sente que fica mais focado, e é um passatempo incrível.”

Nathália Braun, bicampeã do tênis de mesa feminino:

“Este ano vim participar com mais receio, pois não estava tão preparada, treinei apenas nesta última semana… Gostei muito de ter participado, sinto que evolui e agora é treinar para a próxima etapa.”

João Vitor Silva da Rosa Colombo, bicampeão do tênis de mesa masculino:

“O tênis de mesa sempre esteve presente na minha vida desde o 6º ano (do ensino fundamental), mas eu nunca joguei muito no competitivo, só com meus amigos… Este é um esporte que traz bastante emoção.”

Sobre os Jogos do IFRS

Na próxima semana, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, o Campus Sertão será sede da segunda etapa do oitavo Jogos do IFRS. Haverá competições de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, com equipes masculinas e femininas.

Os atletas vencedores nas diferentes modalidades dos Jogos do IFRS (com exceção do xadrez) participarão dos Jogos Regionais dos Institutos Federais 2023, em Blumenau/SC, de 29 de agosto a 1º de setembro. No xadrez, os oito melhores classificados, masculino e feminino, participarão de treinamentos. Após, serão feitas seletivas para definir os  representantes do IFRS nos Jogos Regionais.

Quem vencer na etapa regional vai para os Jogos Nacionais, de 23 a 27 de outubro, em Fortaleza/CE.

Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi.

📝 Confira onde fica cada espaço do Campus Sertão, localizado na Rodovia RS 135, Km 32,5, Distrito Eng. Luiz Englert:

📝 Confira, no mapa da cidade de Sertão, onde também haverá jogos

Fonte: Comunicação da Reitoria do IFRS