Espetáculo de dança que denuncia a violência chega a Alvorada

Acuados sobe ao palco do Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no dia 12 de setembro, às 20h30. Com financiamento do Pró-Cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado, o projeto prevê ainda a realização de oficinas de dança e produção cultural. Toda a programação é gratuita.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase metade das mulheres são assassinadas pelo marido ou namorado. Pelo menos uma em cada três apanham, são violentadas ou forçadas a manter relações sexuais em algum momento de sua vida. No Brasil, uma mulher é espancada a cada 15 segundos.

No Rio Grande do Sul, o maior número de casos de feminicídio foi registrado em maio deste ano. Treze mulheres foram assassinadas em contextos discriminatórios, mais do que o dobro em relação ao mês anterior. A quantidade desse tipo de crime aumentou 30% na comparação com maio de 2018 e 333% em relação ao mesmo período de 2017.

Dados do Supremo Tribunal de Justiça do Estado mostram também que mais de 40% das cidades gaúchas têm registros de Medidas Protetivas. Somente em Alvorada, foram acionadas 1.359 medidas com base na Lei Maria da Penha em 2017.

Foi com o intuito de denunciar e sensibilizar diferentes públicos para a questão da violência contra a mulher, especialmente no âmbito doméstico, que a diretora e coreógrafa Eva Schul criou o espetáculo Acuados. A apresentação única ocorre no dia 12 de setembro (quinta-feira), às 20h30, no Campus Alvorada do IFRS. A entrada é gratuita.

“Queremos retratar o nível de submissão envolvido nas relações violentas, que leva a quebra da personalidade e da autoestima dos indivíduos. Personagens se confundem na busca de sensações de inferioridade, e os reflexos destas sensações nos movimentos de uma dança propõe que o público acompanhe e sensibilize-se ao vislumbrar, poética e esteticamente, o que não passa de dor e injustiça”, explica Eva.

Além do espetáculo, serão realizadas oficinas gratuitas de improvisação e dança, de contempurbano e de elaboração de projetos. O projeto Acuados foi contemplado pelo edital do Pró-cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura (FAC) #juntospelacultura_2, da Secretaria de Estado da Cultura- FAC.

Uma vida dedicada à dança
Nascida na província italiana de Cremona, Eva Schul reinventou a dança moderna e contemporânea no sul do Brasil. Em 1963, formou-se bailarina pela Escola de Artes Landes, em Porto Alegre. Logo em seguida partiu para Buenos Aires, onde estudou dança moderna com as professoras e coreógrafas Renate Schottelius e Ana Itelmann.

Em 1964, mudou-se para os Estados Unidos para estagiar no New York City Ballet, onde estudou improvisação e composição coreográfica, conscientização do movimento e o sistema Laban/Bartenieff. Com importante passagem na área de gestão, destaque para sua contribuição à criação dos cursos superiores de Dança e Teatro na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e à frente do Instituto Estadual de Artes Cênicas da Secretaria de Estado da Cultura (IEACEN/RS).

Serviço:
Espetáculo Acuados
Quando:
 12 de setembro | Quinta-feira | 20h30
Onde: IFRS Campus Alvorada (Rua Professor Darcy Ribeiro, 121 – Bairro Campos Verdes)
Entrada gratuita.

Oficinas gratuitas
Inscrições: no local
Quando: 11 e 12 de setembro | Quarta e Quinta

11 de setembro | Quarta-feira
Oficina de Produção Cultural
 Luka Ibarra