Egressa do Campus Alvorada recebe medalha da 56ª Legislatura

A egressa do Tecnólogo em Produção Multimídia do Campus Alvorada do IFRS, Cristyelen Ambrozio, recebeu a medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na última segunda-feira (23 de outubro).

A homenagem foi uma proposição da deputada estadual Stela Farias (PT) pelo curta-metragem “Centenário da Minha Bisa” produzido pela jovem, que conquistou o prêmio de Melhor Filme pelo Júri da Crítica do 51º Festival de Cinema de Gramado. Além disso, segundo a parlamentar, foi um reconhecimento a toda educação pública e aos arteiros e artistas de Alvorada. “Quando a gente olha para Alvorada e encontra a Cris, encontra o Instituto Federal, a gente vê que ela representa centenas e milhares de jovens que aqui vivem e só precisam ter uma oportunidade”, enfatiza Stela, que complementa: “Quando a gente conquistou o IF anos atrás, a gente sabia que o IF faria que está fazendo, que criaria condições e oportunidades para que as pessoas mudem suas vidas.”

Para o diretor-geral do Campus, Fabio Azambuja Marçal, o momento foi de festa e emoção, pois demostra o potencial da escola pública do país, visto que Cristyelen sempre estudou em educandários públicos, incluindo dois cursos no Campus Alvorada (Tecnólogo em Produção Multimídia e Processos Fotográficos), e atualmente é graduanda em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “O Instituto Federal é mais uma instituição pública garantidora de direitos e que abre suas portas para novos sonhos, novos desejos da juventude, das pessoas adultas, das crianças projetarem o ensino médio e uma graduação pública”, disse.

Cristyelen encontrou na arte um caminho para chegar até sua bisavó Rita, personagem principal do curta-metragem, e a partir dessa aproximação, reconhecer-se. O documentário segue uma narrativa ficcional entre uma bisneta e sua bisavó a partir de álbuns de fotos de família. À medida que memória e realidade se entrelaçam e se tensionam, a bisavó, apesar de já falecida, se mantém presente na materialidade dos registros. A jovem artista também ressaltou a importância do Campus Alvorada para a cidade de Alvorada.

O curta-metragem “Centenário da Minha Bisa” foi exibido no início da cerimônia de entrega da medalha, realizada no Campus Alvorada. Participaram da solenidade estudantes e servidores do Campus Alvorada, entre eles a coordenadora do curso Tecnólogo em Produção Multimídia, Márcia Fernanda Mendes; lideranças políticas; e estudantes do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Stella Maris.

Créditos: Joana Paloschi (Jornalista do Campus Alvorada do IFRS)