Edital de Fomento a Projetos de Ensino recebe submissão de propostas até março de 2023

Está publicado o edital IFRS nº 143/2022 – Fomento a Projetos de Ensino 2023. O envio de propostas pode ser realizado por servidores efetivos do IFRS até as 12h do dia 06 de março de 2023. O edital tem por objetivo fomentar programas e projetos de ensino por meio da concessão de cotas de bolsas e recursos de custeio.

O documento prevê dez áreas prioritárias, para efeitos de avaliação e classificação dos programas e projetos:

• monitoria acadêmica em componentes curriculares ou áreas do conhecimento;
  • apoio pedagógico, reforço escolar e revisão de conteúdos, para estudantes com baixo desempenho acadêmico;
  • apoio pedagógico e acompanhamento educacional de estudantes indígenas e quilombolas;
  • apoio pedagógico e acompanhamento educacional de estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • constituição de laboratórios de apoio didático ou clubes temáticos, que abordem temas transversais ou relacionados aos projetos pedagógicos dos curso (clube literário, clube de astronomia, clube de robótica, clube de programação, etc.);
  • ambientação, integração e sociabilidade dos estudantes no espaço escolar;
  • educação para a diversidade, a promoção da igualdade racial ou de gênero;
  • promoção da saúde dos estudantes, nas dimensões física ou psicológica;
  • inclusão digital, apoio pedagógico para uso de tecnologias informacionais e comunicacionais para a educação a distância ou a acessibilidade digital;
  • inserção dos estudantes em atividades artísticas, desportivas ou culturais.

Os programas e projetos de ensino comprometidos com a seleção de bolsistas que sejam público do Programa de Assistência Estudantil terão pontuação adicional ao cumprirem este critério. A divulgação preliminar das propostas homologadas está prevista para 08 de março de 2023.

Os recursos para a concessão de bolsas são oriundos da matriz orçamentária de cada campus e a Pró-Reitoria de Ensino destinará o valor de R$ 125 mil para custeio dos programas e projetos.

Fonte: Comunicação da Reitoria do IFRS