Início do conteúdo

Cursos da “Economia Solidária” iniciam no Campus Alvorada


Desde janeiro, o Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) sediou encontros com moradores de Alvorada, nos quais foi discutido o conceito de Economia Solidária. Nessas conversas – “Diálogos de Formação em Economia Solidária: geração de renda” – que aconteceram por quatro meses, os participantes definiram quais cursos seriam ofertados para possibilitar a geração de renda com alternativas de trabalho a fim de superar a pobreza e as desigualdades de gênero e étnicas e promover o desenvolvimento econômico e a responsabilidade socioambiental. 

As capacitações escolhidas foram “Costura”, “Horta” e “Doces e Salgados”. Os dois primeiros estão acontecendo no Campus Alvorada desde junho. Já a capacitação “Doces e Salgado”, ocorre na sede da União das Associações de Moradores de Alvorada (Uama), executora do projeto de extensão, juntamente com o Campus Alvorada e o Centro de Assessoria Multiprofissional (Camp). 

A ação, que também acontece em Viamão, está sendo executada a partir de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Henrique Fontana e apoiada pela deputada estadual Stela Farias, que já está articulando novos recursos para dar seguimento ao projeto. 

Conheça um pouco mais sobre os três coletivos de trabalho da proposta “Economia Solidária”:

– Costura:

Aprender o ofício desde o corte até a finalização da produção de diferentes peças, que inclui vestuário e outros tipos. 

– Horta:

Aprender na prática o cultivo em todos os seus estágios e, posteriormente, sua comercialização. Além disso, o coletivo confeccionará, a partir dos produtos da horta, sabonetes, óleos essenciais, etc. O grupo tem parceria com o Curso Técnico em Meio Ambiente (integrado ao ensino médio) do Campus Alvorada.

– Doces e Salgados:

Aprender a produção de doces e salgados de confeitaria. 

 

Os interessados podem mandar e-mail para extensao@alvorada.ifrs.edu.br  a fim de verificar a disponibilidade de vagas nas respectivas turmas. 

 

 

Fim do conteúdo