Início do conteúdo

Curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia tem aula inaugural


“A Multimídia na Contemporaneidade: perspectivas atuais, dimensão e importância dos estudos na área da Produção Multimídia em articulação a outros campos do saber”. Esse foi a temática da aula inaugural do curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia realizada no dia 22 de abril.

A discussão foi conduzida pelos docentes convidados Elaine Tedesco (IA/UFRGS), Gustavo Fischer (PPGCC/Unisinos), Miriam Rossini (PPGCom/UFRGS) e Roberto Tietzamnn (PPGCom/PUCRS), com a mediação de Bruno Leites (Fabico/UFRGS e ex-IFRS).

De acordo com a professora Miriam, a tecnologia atual em comparação à utilizada nos anos 80 possibilita uma grande redução no custo da produção, facilitando todo o processo, inclusive o compartilhar. “Não há necessidade de grandes produções. A tecnologia também vai entregando mais: mais barata, mais qualidade e menos custos com uma equipe menor devido aos equipamentos de alta tecnologia”, disse. Outro ponto importante levantado pela docente é que hoje são produzidos diferentes projetos, a partir de um olhar local.

Em sua fala o professor Gustavo Fischer abordou a perspectiva tecnocultural e ressaltou que a primeira característica do perfil do egresso do curso de Produção Multimídia do Campus Alvorada – “capacidade crística diante de fenômenos midiáticos, culturais e artísticos contemporâneos” – perpassa todas as demais.

O docente Roberto Tietzmann apresentou a evolução da multimídia, trazendo aspectos dos anos 80 e 90, quando o termo era muito relacionado à informática, ao kit multimídia. Atualmente, quase todos equipamentos tecnológicos podem ser considerados “multimídia”, dispensando a necessidade da utilização de diversos instrumentos para chegar a um fim específico.

A partir do ponto de vista do artista, a professora Elaine Tedesco mostrou outra perspectiva de atuação dos egressos do curso com uma abordagem de videoarte, vídeo-performance.

O curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia tem duração de três anos e ingresso anual por meio de prova própria do IFRS ou pela nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A primeira turma está em andamento. Vale lembrar que é o primeiro curso superior gratuito no município de Alvorada.

Fim do conteúdo