Campus recebe estudantes da Escola Leonel de Moura Brizola

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes aulas práticas no ambiente de laboratório e a aprendizagem do conteúdo por meio do olhar de outra professora, discentes do 8º e do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola realizaram encontros no Campus Alvorada do IFRS nos meses de outubro e novembro. Esses momentos fizeram parte do projeto integrador “Biologia na Prática”, coordenado pela docente de Ciências, Kelly Martinez Gomes, e no Campus foram conduzidos pela professora Janaína De Nardin.

O primeiro encontro ocorreu no dia 24 de outubro com os estudantes do 8º ano. O propósito foi realizar uma prática de botânica com a observação de modelos e do ciclo de produção dos alimentos, polinização e cadeia/teia alimentar, além de visualizar as estruturas reprodutivas das flores em estereomicroscópio e analisar lâminas de tecidos vegetais no microscópio.

No dia 31 do mesmo mês, os alunos do 9º no tiveram o mesmo conteúdo, além da realização de um protocolo de aula prática. No dia 7 de novembro, este

mesmo grupo, participou da extração de DNA de morangos e do protocolo da aula.

Durante todos os encontros também foram abordados temas como ecologia, conscientização ambiental e conduta individual no cotidiano. Ainda, três discentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, integrantes do projeto “Primeira Tela”, fizeram registros das atividades, orintadas pelo professor Adailton Fonseca Moreira, que resultaram numa produção audiovisual apresentada no Festival de Cinema Escolar de Alvorada (Fecea).

Os seguintes estudantes do Campus Alvorada construíram para a execução do do projeto: Eduardo Bernardi (3º ano do Técnico em Meio Ambiente); Daniel Ferraz Gonçalves (3º ano do Técnico em Meio Ambiente); Jociele Fagundes Barcellos (3º ano do Técnico em Meio Ambiente); Rayla Vitória Conceição da Silva (4º ano do Técnico em Produção de Áudio e Vídeo) e Rogério Andrei Ribeiro Mesquita (3º ano do Técnico em Meio Ambiente).

Créditos das fotos: Projeto Integrador – Biologia na Prática

Veja outras fotos em nossos perfis do Instagram e Facebook: @ifrs.alvorada.