Campus promove debate sobre desinformação e fake news com estudantes do curso superior de Produção Multimídia

Com o objetivo de discutir o cenário atual da comunicação e da disseminação de fake news, na próxima quarta-feira (24 de maio), o Campus Alvorada promove a aula integrada do curso de Produção Multimídia painel “Desinformação, mídia e combate às fake news”. A atividade será das 9h às 11h30, no auditório da instituição, e terá a participação das jornalistas Taís Seibt e Jacqueline Kneipp Dal Bosco.

Essa discussão ganha especial destaque nesse momento, uma vez que se discute no Congresso Nacional o Projeto de Lei 2.630, conhecido como PL das Fake News.

A aula é voltada aos estudantes das disciplinas “Teoria das Mídias” e “História e Teoria do Audiovisual” e é organizada pelos professores Marcelo Bergamin Conter e Marcilene Forechi. Docentes de outros cursos do Campus poderão levar seus alunos mediante consulta aos organizadores, devido à capacidade do auditório.

Conheça um pouco mais das debatedoras:

Taís Seibt é jornalista, doutora em Comunicação, pesquisadora e professora. Professora na Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e no MBA em Jornalismo de Dados do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). É uma das líderes do Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional – DataJor (CNPq/IDP) e integra o Instituto de Cultura Digital da Unisinos. É diretora de operações na agência de dados “Fiquem Sabendo” e criadora da “Afonte Jornalismo de Dados”. Sua tese de doutorado teve como tema o “Jornalismo de verificação como tipo ideal: a prática de fact-checking no Brasil” e recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020

Jacqueline Kneipp Dal Bosco, é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e atualmente mestranda na mesma instituição, sob orientação de Suely Fragoso. Sua pesquisa encontra-se vinculada ao Laboratório de Artefatos Digitais (LAB) e está focada em investigar a comunicação conspiratória praticada pela extrema direita no Brasil. Na graduação, sob orientação do professor Alexandre Rocha da Silva, pesquisou em seu trabalho de conclusão sobre a comunicação da extrema direita nos Estados Unidos durante a eleição de Donald Trump.