Campus inicia o segundo semestre

Flores(ser) e Esperançar. Esses foram os grandes temas de fundo da formação pedagógica e do acolhimento aos estudantes no início do segundo semestre do Campus Alvorada (dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro).

No dia 30 pela manhã, grande parte do grupo dos servidores da unidade participou de um momento de acolhida e orientações para o semestre letivo. Na ocasião, também foi dada a notícia de que o Campus recebeu um recurso extraorçamentário para a construção de um novo bloco, resultado de articulações entre a gestão do IFRS e da unidade.

À noite, toda a comunidade acadêmica e externa foi convidada a participar da palestra “Reflexões pedagógicas: Centenário de Paulo Freire, legado e esperança! Um centenário de esperança”, com  a doutora e professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Fernanda dos Santos Paulo. Na fala, a docente abordou tópicos do legado de Paulo Freire no Brasil, assim como no Rio Grande do Sul; suas raízes epistemológicas; e a esperança em Paulo Freire como ousadia política e metodológica. A palestra na íntegra pode ser acessada no canal institucional no YouTube.

A roda de conversa “Há Esperança”, com egressas do Campus Alvorada, trouxe muitas memórias e sonhos para a noite do dia 31. Na abertura da atividade – organizada pelo Núcleo de Memória (Numem) e pelo grupo de trabalho responsável pela formação da Comissão de Acompanhamento de Egressos da unidade – o diretor-geral do Campus, professor Fábio Azambuja Marçal destacou:

– Entendendo a educação como um processo inacabado, de continuidade e evolução permanente, saber onde e como estão os nossos egressos, ouvir suas histórias de sucessos suas dificuldades e acompanhar as suas experiências profissionais, nos dão a condição de, freirianamente, aperfeiçoar o processo educacional e construir projetos novos, projetos que possam alavancar novos conhecimentos.

Segunda casa, família, carinho, respeito, afeto, emoção, diálogo, território, transformação. Essas foram algumas das expressões mais evidenciadas nas falas das egressas Katherine Carol Halberstadt, mediadora da roda de conversa, egressa da primeira turma do Técnico em Tradução e Interpretação de Libras (TTILS) e que já atuo como servidora contratada na unidade e está na rede estadual de ensino, trabalhado na educação de surdos; da Ana Alexandra Rodrigues de Araújo, da primeira turma do Técnico em Cuidados de Idosos – Integrado ao Ensino Médio, modalidade de Educação de Jovens e Adultos, que hoje é aluna do TTILS; da Fernanda Silveira, do curso Técnico em Processos Fotográficos e atualmente estudante do superior de Tecnologia em Produção Multimídia; da Natália Silveira, do TTILS e hoje coordenadora da Central de Libras do município de Alvorada; da Rosemari Ferreira, da especialização em Saúde Coletiva, que, não pensava em dar continuidade à sua formação acadêmica e está iniciando o seu doutorado em Saúde Coletiva a partir do projeto que desenvolveu na conclusão do curso no Campus Alvorada; e da Victória Conceição, do TTILS, que é servidora técnica em Tradução e Interpretação de Libras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e discente, na mesma instituição, do bacharelado em Letras: tradução e interpretação em Libras/Português.

Todas essas histórias e trajetórias contadas na roda de conversa podem ser conferidas no canal institucional no YouTube.

Início das aulas

Com o tema “É tempo de flores(ser”), os estudantes e servidores do Campus Alvorada foram recepcionados no dia 1º de setembro. Logo no início, o encontro foi tomado por emoção e saudade com a apresentação do vídeo produzido pelo estudante do 4º ano do curso Técnico em Áudio e Vídeo, Bernardo Kummer, e texto o texto “E se nosso Campus falasse?” de autoria do diretor-geral da unidade, Fábio Azambuja Marçal.

Durante a noite, os diretores Fábio e André Demiquei (Ensino) deram as boas-vindas. O diretor-geral enfatizou que ainda estamos num cenário complexo, que exige muito cuidado e respeito à vida, que nos impõe algumas limitações no fazer institucional. “Mesmo com essas dificuldades, a gente acredita que teremos um semestre muito produtivo, de muita experiência e aprendizado e super-feliz”, disse. Ressaltou a importância de que se utilize as estratégias habituais: diálogo, franqueza, horizontalidade e amorosidade. Diante disso, lembrou serão realizados estudos sobre as condições para o retorno seguro de algumas atividades presenciais práticas.

O professor André deu as boas-vindas à turma ingressante do curso de Licenciatura em Pedagogia um bom retorno aos demais, destacando que todos os servidores estão empenhados, como sempre foi, para desempenhar o melhor da educação pública, gratuita e de qualidade, que abre oportunidades. Para isso, é fundamental o trabalho coletivo, a dedicação de todos, para manter a aproximação, mesmo no virtual, que sempre foi uma característica marcante do Campus Alvorada.

Os estudantes Pedro Feltrin Batista (representando os cursos técnicos e o Grêmio Estudantil Dandaras), Marla Déber (da Licenciatura em Pedagogia) e Emanoella Silva (do superior de Tecnologia em Produção Multimídia) também fizeram uma fala, salientando a necessidade de que sigam os cuidados, de que as mobilizações estudantis seguem mesmo em meio à pandemia e aconselhando que os estudantes aproveitem o processo e se reinventem.

A live de acolhida está disponível no canal institucional do Campus no YouTube.

No dia 2 de setembro, a turma de veteranos do curso de Licenciatura em Pedagogia, juntamente com o coordenador do curso, professor Vinícius Lousada, e com a equipe do Departamento de Ensino, realizaram uma recepção on-line para os calouros.