Início do conteúdo

Campus forma doze novos Técnicos em Tradução e Interpretação de Libras


Doze jovens receberam o título de Técnico em Tradução e Interpretação de Libras em solenidade realizada no dia 14 de março no Campus Alvorada. Em sua fala, a oradora da turma, Débora Kretzmann, lembrou a trajetória do grupo, incluindo as vivências de aprendizado, tais como, as aulas de expressão corporal, de leis, de ética; as participações em eventos da Associação de Surdos e em palestras propostas pelos docentes. Diante disso, agradeceu aos professores que além da parte técnica, ensinaram a ser mais humanos, mais atentos e prontos a ajudar, proporcionando a comunicação entre ouvintes e surdos.

A paraninfa da turma, professora Quetlin Ester de Araújo, utilizou a metáfora de uma viagem de trem e suas estações a fim de descrever um pouco as características e o processo de cada membro da turma. Ela ressaltou que, ter colaborado para que o grupo chegasse na “estação formatura” dessa “viagem”, enche os docentes de orgulho. Ainda destacou que o percurso não acaba nesse ponto, que espera ver todos indo mais longe e que, assim como os outros professores, está à disposição para uma troca de ideia, sugestão de projeto, uma abraço ou uma conversa.

Ao citar o que tradutor e intérprete Ewandro Magalhães Júnior diz a respeito da profissão de Técnico em Interpretação e Tradução de Libras, concluiu: E o mais incrível da nossa profissão é que ela não é estanque, está sempre em movimento e precisamos acompanhar o seu ritmo. Que vocês sigam sempre com essa mesma paixão pela Libras, pela tradução, pela nossa profissão, mas, acima de tudo, respeitando e servindo com excelência aqueles que, sem eles, nem eu e nem vocês estaríamos aqui: os indivíduos surdos.

Em seu discurso, o diretor-geral do Campus Alvorada, professor Fábio de Azambuja Marçal, enfatizou a decisão difícil tomada pelo reitor do IFRS, professor Júlio Xandro Heck, juntamente com os pró-reitores e diretores de todas unidades da instituição, para a suspensão das aulas em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Segundo o diretor, é um momento que “individualmente seremos solidários” e solidariedade e entrega são as principais características dos técnicos em Tradução e Interpretação de Libras. Fábio ainda lembrou que esse foi o primeiro curso do Campus Alvorada e é o único público de todo o Rio Grande do Sul, destacando que a mestre de cerimônias da solenidade, Katherine Carol Halberstadt, foi aluna da primeira turma e, além disso, atuou como intérprete terceirizada na instituição e sempre colabora.

Confira outras fotografias da solenidade no perfil do Campus no Facebook.

Os novos técnicos são:
Ana Claudia da Silva Gomes
Angelica Oliveira dos Santos
Bruna Kohls
Dalva Aparecida Souza Freitas Bitelo
Débora da Silva Kretzmann
Driele Nunes Lopes
Jéssica Camila Silva de Fraga
Mariana Marques da Silva
Rafael Ribeiro Andrade
Ricardo Rodrigues Dias
Samara Pinheiro dos Santos
Tassya Jacobovski

Fim do conteúdo