Início do conteúdo

Campus desenvolve projeto de distribuição de alimentos a famílias afetadas pela crise da Covid-19


Um dos projetos em andamento do Campus Alvorada, classificado com recursos pelo Edital 23/2020 do IFRS (Apoio a Projetos de Extensão voltados ao Enfrentamento do Coronavírus – Covid 19), é o “Colabora: iniciativa de arrecadação e distribuição de alimentos para famílias afetadas pela crise do COVID”. Segundo a coordenadora da ação, a assistente social da unidade Ademilde Irene Petzold Prado, o objetivo é arrecadar e distribuir alimentos, produtos de limpeza e higiene, além de informações e orientações sobre a Covid-19 a aproximadamente 150 famílias residentes nos bairros próximos ao Campus: Campos Verdes, Maria Regina, Salomé e Umbu.

As primeiras entregas aconteceram nos dias 16 e 23 de maio, contemplando, ao todo, 117 famílias. Essas receberam kits de alimentos e higiene comprados com recursos do projeto, que foram complementados com verduras, frutas e máscaras doados por voluntários que integram o Coletivo ColaBora Alvorada ou por seus apoiadores. Ainda, compõem as cestas frutas e verduras doados pelo assentamento Filhos de Sepé, do município de Viamão, e pães caseiros feitos e doados pela artesã de Alvorada, Vera Junqueira.

De acordo com Ademilde, as famílias que recebem os kits são oriundas de relações disponibilizadas pelos Cras Umbu e Cedro e de cadastros feitos pelos voluntários durante as entregas, incluindo pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e com dificuldade de adquirir alimentos.

Os voluntários do Coletivo ColaBora Alvorada (estudantes dos IFRS e trabalhadores e trabalhadoras dos setores público e privado) participam de todo o processo da ação, desde a doação de itens, cadastros de famílias, montagens dos kits, até as entregas. O grupo está atuando no município desde abril e, por meio de doações, já atendeu mais de 270 famílias.

Interessados em colaborar com a iniciativa podem contatar pelo telefone (51) 98235-5902.

Fim do conteúdo