Campus Alvorada tem sábado letivo com a temática “Memórias Negras: Caminhos da Ancestralidade Feminina”

Com o tema “Memórias Negras: Caminhos da Ancestralidade Feminina”, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Alvorada organizou o sábado no dia 19 de agosto. As atividades propostas tiveram o objetivo de valorizar as contribuições das mulheres negras na sociedade.

A programação iniciou com a exibição do curta-metragem “O Centenário da Minha Bisa”, da egressa do Tecnólogo em Produção Multimídia, Cristyelen Ambrozio, presente no evento. O filme é uma narrativa ficcional entre bisneta e bisavó, no qual memória e realidade se entrelaçam, por meio de álbuns de fotos. A produção – realizada como conclusão do curso no Campus Alvorada – foi premiada no 51º Festival de Cinema de Gramado.

Outro filme exibido na manhã do sábado foi “Samba às Avessas”, de direção de Gautier Lee. O curta-metragem conta a história da sambista Pâmela Amaro, cantora, compositora e atriz porto-alegrense.  O samba, prática social de reexistência, é apresentado no curta a partir de memórias, afetos e valores como matriarcalidade, ludicidade e oralidade.

Após as exibições, foi aberto um espaço para debater as questões apresentadas junto das artistas. A roda de conversa foi mediada por Rosemar Silva da Silva, estudante do curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia, produtora do filme “Samba às Avessas”, e pela professora Caroline Pires, ambas integrantes do Neabi do Campus Alvorada.

Ainda durante o sábado letivo, foi realizada uma homenagem póstuma à Karla dos Santos Guterres Alves, professora e pesquisadora negra do IFRS Campus Viamão, que se dedicou a estudos sobre a memória dos clubes negros, em particular da Associação Satélite Prontidão, tendo sido uma grande lutadora pela Educação das Relações Étnico-Raciais. A docente Marcelisa Monteiro apresentou um resumo do trabalho desenvolvido por Karla; a discente do curso Tecnólogo em Processos Gerenciais do Campus Viamão, Jaqueline, deu um depoimento; e teve uma fala emocionada do marido de Karla, Richard Evandro Guterres Alves.

As atividades foram encerradas com apresentações de trabalhos das turmas referente às memórias e ancestralidade das mulheres negras. Foram apresentadas três homenagens: a primeira dedicada à cantora Elza Soares; a segunda à poetisa Karin Santiago, estudante da Licenciatura em Pedagogia do Campus Alvorada, mãe de alunos e slammer; e a terceira, à Dona Lúcia, trabalhadora terceirizada do Campus, pela qual a comunidade acadêmica tem grande carinho e respeito.