Campus Alvorada recebe estudantes da Escola Leonel de Moura Brizola para “Projeto Integrador: Ciência na Prática”

Nos dias 7 de agosto e 5 de setembro, o Campus Alvorada do IFRS recebeu estudantes do 8º e do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, de Alvorada, para encontros da ação “Projeto Integrador: Ciência na Prática”. O objetivo foi proporcionar aos discentes aulas práticas no ambiente de laboratório e a aprendizagem do conteúdo por meio do olhar de outra docente, com uma abordagem diferente daquela que geralmente os alunos estão acostumados.

Durante as aulas, foram realizadas práticas de botânica com a observação de modelos e do ciclo de produção dos alimentos, polinização e cadeia/teia alimentar, além de visualizar as estruturas reprodutivas das flores em estereomicroscópio e analisar lâminas de tecidos vegetais no microscópio. O grupo ainda executou práticas de genética como, por exemplo, a extração de DNA do morango.

As bolsistas Ana Clara da Silva Macedo (2º ano do Técnico em Meio Ambiente – do projeto de ensino “Modelos e Jogos Didáticos para o Ensino de Ciências”); Jociele Fagundes Barcellos (4º ano do Técnico em Meio Ambiente – do projeto de ensino “Modelos e Jogos Didáticos para o Ensino de Ciências” e voluntária no projeto “Mais Ciência: Monitoria de Biologia”); Júlia Isadora Steinmetz da Rosa (2º ano do Técnico em Meio Ambiente – voluntária na ação de extensão); Natálie Calage Almada (2º ano do Técnico em Meio Ambiente – bolsista no projeto de ensino “Mais Ciência: Monitoria de Biologia”); e o bolsista Daniel Ferraz Gonçalves (4º ano do Técnico em Meio Ambiente – do projeto de ensino “Mais Ciência: Monitoria de Biologia”) acompanharam as atividades.

Participaram dos encontros os professores Kelly Martinez Gomes e Adailton Fonseca Moreira, ambos da Escola Leonel de Moura Brizola, e a Janaína De Nardin do Campus Alvorada.

Confira outras fotos do projeto.