Início do conteúdo

Campus Alvorada recebe a exposição fotográfica “Projeto Lanceiros Negros”


De 15 a 21 de setembro, o Campus Alvorada – por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e do projeto de extensão “Coisa de Pele” – recebe a exposição “Projeto Lanceiros Negros”, do fotógrafo Jader Peixoto. De acordo com o artista, as fotografias retratam homens negros em seus cotidianos, representando os bravos e guerreiros Lanceiros Negros, com o propósito de mostrar uma parte da história que não é mencionada.

“Que sejamos incluídos culturalmente nos festejo tradicionais, para que tenhamos o sentimento de representatividade. Se houvesse uma nova revolução farroupilha, e esse guerreiro tivesse que lutar, pelo o quê (por qual motivo) cada um deles lutaria para ter liberdade? E qual arma usaria para lutar nessa guerra? Para cada homem negro no Rio Grande do Sul, seu emprego é uma arma, e a luta diária contra o preconceito”, ressalta Peixoto.

A exposição está no hall do Ensino e é aberta a toda comunidade. No dia 21, à tarde, haverá uma sessão comentada com o fotógrafo e integrantes do Neabi.

Fim do conteúdo