Campus Alvorada realiza solenidade de formatura do curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras

Após dois anos de estudos no Campus Alvorada, seis jovens receberam o título de Técnico em Tradução e Interpretação de Libras em solenidade realizada no último sábado, 11 de agosto. Em seu discurso, a paraninfa da turma, Maria Cristina Viana Laguna, ressaltou a luta diária dos técnicos em tradução e interpretação de Libras para garantir o acesso e a inclusão dos surdos. “Nós somos a voz dos surdos, as mãos do ouvinte, nós somos a possibilidade da acessibilidade e inclusão. Somos responsáveis pela comunicação e pela informação”. Diante disso, indicou a necessidade da união com os surdos a fim de fortalecer o movimento e multiplicar o conhecimento.

Nessa mesma linha, a oradora da turma, Talita Silva, disse: “Enche-nos de alegria saber que fazemos parte das lutas e vitórias que o povo surdo enfrenta. Nos sentimos úteis à comunidade surda, quebrando as barreiras da comunicação e sendo um canal de conhecimento para aqueles que não têm contato com a cultura surda.

O diretor de Ensino do Campus Alvorada, Guilherme Brandt de Oliveira, lembrou que, no início do mês de agosto, servidores e discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) estiveram reunidos para discutir o planejamento da instituição para os próximos cinco anos e entre os pontos, constatou-se que “não basta ofertar educação profissional, científica e tecnológica: é preciso que se tenha por objetivo a formação integral de cidadãos que atuem na superação das injustiças e desigualdades da sociedade”.

Entre as minorias excluídas, Brandt destacou os surdos e a importância do curso de Tradução e Interpretação em Libras. “Aqui, formamos mais do que tradutores e intérpretes: formamos pessoas que vão atuar na garantia de direitos, que vão atuar na difusão da cultura surda. Quem passa por este curso muda seu olhar sobre o mundo de forma irreversível”, enfatizou.

O diretor-geral do Campus Alvorada, Fabio Azambuja Marçal, ressaltou que antes da constituição de fato do Campus Alvorada, o curso de Tradução e Interpretação de Libras já estava sendo ofertado e que ótimos profissionais foram disponibilizados ao mercado para contribuir no processo de inclusão dos surdos na sociedade. Além disso, o diretor mencionou que são excelentes parceiros na divulgação do Campus Alvorada, instituição que oferece o único curso técnico gratuito da área no Rio Grande do Sul, e estão sempre colaborando, como é o caso da Mariane Alves de Oliveira, mestre de cerimônias da solenidade, e concluinte do curso na turma anterior.

Marçal ainda lembrou que a unidade tem alunos surdos em outros cursos, como é o caso da discente Luciana Cardoso Ribeiro, do Técnico em Processos Fotográficos, que colaborou no registro fotográfico da formatura. Isso ratifica que o Campus Alvorada está solidificando uma rede inclusiva, marcada por uma formação humana e de qualidade.

A professora Gisele Marcial Monteioa Rangel e a terceirizada Lúcia Beatriz Bica de Oliveira foram as homenageadas da turma. Também participaram da cerimônia autoridades representantes da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências e com Altas Habilidades (Faders), Vanessa Ferrugem, e da Central de Interpretação de Libras de Alvorada (Cil), Juliana Beppler.

Confira a nominata dos novos técnicos em Tradução e Interpretação de Libras:
–  Amanda Diovanna Vizzotto do Couto
– Elisabeth Elaine Azevedo
– Isequele Soares Rosa
– Kellin Souza Floriano
– Talita Silva
– Emerson Juarez Zilio*
– Joanice Boeira Borges*
– Kelly Taborda da Costa*
– Luana Lucas*

Veja outras fotos da solenidade no perfil do Campus Alvorada no Facebook.

* Os alunos optaram por não realizar solenidade pública.