Campus Alvorada realiza formatura da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia

Nove jovens marcaram a história do Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e do município de Alvorada no dia 18 de março. Na ocasião, eles receberam o título de Tecnólogo em Produção Multimídia, sendo o primeiro grupo a se formar num curso superior público e gratuito ofertado na cidade.

Em seu discurso, o representante da Reitoria e diretor de Assuntos Estudantis do IFRS, Neudy Alexandro Demichei, enfatizou que, por fazer parte da história da instituição e do município, a turma tem a responsabilidade e o compromisso de abrir caminhos para os que virão. O professor ainda destacou a importância do IFRS e a riqueza cultural do município de Alvorada, mas que historicamente tem negado o direito a diversos serviços públicos, dentre eles a educação.

Ao citar Paulo Freire, Neudy lembrou que as coisas são construídas por nós e da mesma forma é possível mudá-las. O docente deixou um compromisso para os novos tecnólogos: que continuem lutando contra todo o discurso de ódio e intolerância a fim de romper os preconceitos e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. “Não espero menos de vocês do que serem pessoas melhores, comprometidas, habilitadas para exercerem a profissão e fazer jus ao juramento realizado”, destacou.

A estudante Luciana Cardoso Ribeiro – egressa do Técnico em Processos Fotográficos – também marcou o momento como uma aluna surda a ser oradora da turma.

Os novos Tecnólogos em Produção Multimídia são:
Adalberto da Costa Oliveira
Bruna Abreu dos Reis
Bruno Oliveira da Silva
Cristyelen Ambrozio Ferreira
Daniel dos Santos Rodrigues
Eric Lima Pedott
Luciana Cardoso Ribeiro
Michele Leandro de Lima
Sheron Lincen Marques Martins

O curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia
O egresso do curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia é capaz de criar produtos nas áreas da fotografia, do cinema, do vídeo, da fonografia e das mídias digitais; atuar na área da crítica cultural e artística, produzindo material multimídia com texto, som e/ou imagem; e desenvolver projetos culturais, entre elaboração e produção, pós-produção e distribuição.

O curso é gratuito, com duração de três anos e ingresso anual por processo seletivo próprio do IFRS ou pelo Enem.

Solenidades
No mesmo dia, 21 jovens receberam o título de Técnico em Meio Ambiente (Integrado ao Ensino Médio); 20, de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo (Integrado ao Ensino Médio); sete, de Técnico em Processos Fotográficos; e três, de Técnico em Tradução e Interpretação de Libras.

Acompanhe algumas fotos das solenidades em nossas redes sociais (@ifrs.alvorada).