Início do conteúdo

Campus Alvorada realiza as primeiras colheitas da Horta Comunitária


No início de novembro, o projeto de extensão “Oficina de Horta Comunitária” do Campus Alvorada do IFRS encerrou sua primeira etapa. O momento foi simbolicamente marcado com a colheita das primeiras hortaliças.

A proposta surgiu de um ciclo de encontros – “Diálogos de Formação em Economia Solidária: geração de renda” –  com os moradores de Alvorada, no início de 2023. Nessas ocasiões, os participantes definiram quais cursos seriam ofertados para possibilitar a geração de renda como alternativas de trabalho a fim de superar a pobreza e as desigualdades de gênero e étnicas e promover o desenvolvimento econômico e a responsabilidade socioambiental.

As oficinas da horta tiveram a orientação técnica da mestra em educação ambiental e bióloga, Cíntia Barenho. Além disso, as ações foram desenvolvidas em conjunto com as turmas do curso técnico em Meio Ambiente (Integrado ao Ensino Médio) nas disciplinas dos professores Daniel Rockenbach e do Felipe Bragagnolo.

O projeto “Oficina de Horta Comunitária” tem parceria da União das Associações de Moradores de Alvorada (Uama) e o Centro de Assessoria Multiprofissional (Camp).

Embora a primeira etapa oficial do projeto tenha sido concluída, as ações permanecerão de forma voluntária. Interessados em participar podem contatar pelo e-mail [email protected].

Créditos das fotos: Vera Costa

Fim do conteúdo