Campus Alvorada promove o Café Histórico no dia 13/4

No próximo sábado, 13 de abril de 2024, o Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), promove o Café Histórico. O tema deste ano intitulado “Inteligência Artificial e Colonialismo Digital” será mediado pelos historiadores Bruno Monroe e Sibele Mezetti e pelo doutor em história Walter Lippold. O evento acontecerá das 10h às 12h no auditório da instituição e será aberto à comunidade.

O encontro tem o objetivo de estimular a reflexão crítica sobre diversos temas acerca da sociedade atual enquanto mantém o resgate histórico. A ideia surgiu a partir das ondas de fake news e da greve dos caminhoneiros. “A partir desse acontecimento eu comecei a observar que as pessoas estavam bem perdidas sobre o que estava acontecendo e surgiam muitas teorias e especulações nas redes sociais, senti que faltava um espaço de debate para tentar entender a história do tempo presente”, explica Sibele Mezetti.

Para Bruno Monroe, o projeto promove o pensamento crítico e o acesso ao conhecimento. “A importância do Café Histórico como espaço público de debates é sem dúvidas o estímulo à análise crítica de temas relevantes do mundo contemporâneo, incentivando sempre a construção do pensamento através do contraditório”, enfatiza o historiador.

A atividade foi contemplada pelo edital “Demais Áreas da Cultura” da Lei Paulo Gustavo (LPG) de Alvorada. Além disso, haverá entrega de certificado de horas complementares, a presença de intérprete de libras e sorteio de livros.

O Campus Alvorada fica localizado no endereço: Rua Professor Darcy Ribeiro, 121, bairro Campos Verdes, Alvorada/RS.

Café histórico

O Café Histórico é um projeto desenvolvido em 2018 por estudantes do curso de Graduação em História. Além disso, tem como finalidade a promoção do pensamento crítico e da universalização do acesso ao conhecimento. Alguns temas já abordados em edições anteriores foram: o racismo, o feminicídio, os direitos humanos e a pandemia da covid-19.